Dia Internacional da Mulher no Cine Passeio 09/03/2020 - 10:16

Policiais e bombeiras militares tiveram uma manhã repleta de cultura e dedicada apenas a elas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. As oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além das servidoras civis que trabalharam nos quartéis puderam desfrutar de um tour pelo Cine Passeio e assistiram ao filme Adoráveis Mulheres na manhã desta sexta-feira (06/03) em Curitiba, na Capital do estado.

O evento foi organizado pela 5ª Seção do Estado Maior da PM e, segundo a tenente Michele de Paula Trindade Sensolo, foi uma grande oportunidade dessas mulheres conhecerem um pouco mais da cidade que elas moram e das suas riquezas. “Foi gratificante ver o olho de cada uma delas brilhando com cada explicação, conhecendo um pouco da história da nossa cidade e sentimos que estávamos turistando em Curitiba”, disse. “Reunimos em torno de 100 mulheres, entre policiais, bombeiras e servidoras civis que trabalham nos quartéis, e só temos a agradecer pela participação de cada uma nesse evento que foi dedicado para elas com muito carinho”, complementou a tenente Trindade.

Para a gestora do Cine Passeio, Juliana Flores Pedroso, esse foi um momento muito marcante para o espaço, pois está prestes a completar um ano de atividade. “A profissão dessas mulheres, assim como tantas outras, deveriam estar no topo de respeito da sociedade pelo que elas exercem para a comunidade. Então para nós, abrir esse espaço para as policiais e bombeiras não poderia ser mais icônico. Isso nos inspira no tipo de mulheres que queremos ser”, disse.

De acordo com a Oficial de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, tenente Camila Rodrigues Denes Mahmoud, foi um momento muito importante para reunir e ter um momento de reflexão e conscientização. “Estar juntas é muito importante e ainda mais no Cine Passeio, que é uma referência como espaço cultural, e que muitas não conheciam. Hoje vimos um filme que realmente representa a força da mulher”, disse.

“É uma maneira da mulher e da Polícia Militar se integrarem nessa parte cultural. Essa é uma oportunidade de unir nosso trabalho a um momento de relaxamento, conhecendo algo bacana na cidade, é um dia especial para todas nós”, disse a soldado Juliana Lima Nakamura, que trabalha no Quartel do Comando-Geral da PM.

Além das policiais e das bombeiras militares, as civis que trabalham nos Serviços Gerais também participaram dessa atividade e uma delas foi a Solange de Fátima Cabral, que adorou a experiência. “É uma homenagem muito bonita para as mulheres", disse.

ADORÁVEIS MULHERES – O filme exibido para as participantes foi dirigido e roteirizado por Greta Gerwig, que costurou seu filme Adoráveis Mulheres usando como base o romance clássico e também os escritos de Louisa May Alcott e criou uma história que se desenrola enquanto o alter ego da autora, Jo March, relembra fatos do passado e do presente de sua vida fictícia. Na visão de Gerwig, a amada história das irmãs March - quatro jovens mulheres, cada uma determinada a viver a vida em seus próprios termos – é uma trama clássica e, ao mesmo tempo, atual. O filme teve seis indicações ao Oscar® 2020, incluindo o de melhor filme.

CINE PASSEIO - Durante a tour, as mulheres conheceram um pouco mais da história do Cine Passeio, que tem uma área de 2.597 m² e ocupa uma edificação histórica, classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP), que foi totalmente restaurada e adaptada para receber as atividades culturais dentro do programa Rosto da Cidade. Originalmente, o prédio foi construído em meados da década de 1930 para abrigar setores administrativos do Exército e assim funcionou até aproximadamente o final da década de 1990. Ele é de propriedade do município desde 2010, ano em que foi transferido para a Fundação Cultural de Curitiba.

Inaugurado em 27 de março de 2019, o Cine Passeio, localizado na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, no Centro da cidade, tem a proposta de trazer de volta a concepção dos cinemas de rua e ser um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa.

Fonte: PMPR