Efeitos do ciclone sobre o Paraná mobilizam Corpo de Bombeiros 01/07/2020 - 09:17

Um ciclone que está sobre o Oceano Atlântico provocou tempestades em muitas regiões do Paraná, na tarde desta terça-feira (30). Ventos acima de 90 km/h foram registrados, além de chuva forte, levando municípios em diversas regiões a contabilizarem danos e prejuízos. Várias edificações foram afetadas por inundações, alagamentos ou destelhamento. Alguns municípios ficaram sem energia elétrica, agravando a situação.

Como é comum em situações dessa natureza, os telefones das diversas centrais de emergência do Corpo de Bombeiros Militar no Paraná recebem as primeiras demandas da população afetada. Pedidos de auxílio imediato para a entrega de lonas plásticas, remoção de pessoas de áreas ocupadas pela água de rios e córregos que transbordaram e cortes de árvores, foram os chamados mais comuns nos 36 municípios afetados em, praticamente, todas as regiões do estado.

Ao todo, na contabilização parcial de danos e prejuizos apurada até a madrugada desta quarta-feira (30), segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, são 628 edificações residenciais atingidas, sendo que há três famílias desabrigadas em Palmas e 30 desalojados em General Carneiro, ambos municípios do sul paranaense e, outras 40 famílias desalojadas em Nova Prata do Iguaçu – região sudoeste.

Curitiba se destacou pela quantidade de árvores que sofreram queda, atingindo edificações e obstruindo total ou parcialmente, vias públicas. Apenas os dados registrados pelo Corpo de Bombeiros contabilizaram 321 quedas de árvores, lembrando que esse tipo de ocorrência também costuma ser atendida, simultaneamente, pelo pessoal da Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL e pelas equipes da defesa civil municipal. Não houve óbitos ou feridos nos casos atendidos.

Os atendimentos continuaram durante a madrugada e devem permanecer nesta manhã, considerando ainda que a previsão de ventos fortes permanece para o Paraná, com rajadas que podem atingir até 70 km/h, sobretudo no período da manhã – condição que tende a aumentar a quantidade de acionamentos das unidades emergenciais do Corpo de Bombeiros paranaense que segue sempre pronto e à disposição, pelo telefone de emergência 193, para apoiar a população paranaense em qualquer momento ou circunstância.

vendaval 001