Elevação de Unidades Operacionais garante expansão do Corpo de Bombeiros 07/12/2018 - 13:15

As cerimônias ocorridas entre os dias 4 e 5 de dezembro oficializaram a elevação de categoria de 6 Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná. Tais eventos reestruturam a Corporação e garantem o aumento da capacidade de atendimento do Corpo de Bombeiros nas regiões beneficiadas, além de proporcionar a descentralização dos serviços, dando maior rapidez às medidas administrativas e operacionais. As elevações são decorrentes do contido do Decreto n° 11.681 de 12 de novembro de 2018, assinado pela Governadora Cida Borghetti.

Iniciando a série de eventos, ocorreu na manhã de terça-feira (4) a instauração do 12º Grupamento de Bombeiros, com sede em Guarapuava, antigo 5º SGBI. A cerimônia foi realizada na sede da Unidade, tendo como ponto alto o descerramento da placa de inauguração e a apresentação da flâmula do Grupamento. Representando a Governadora do Estado, o Coronel Adilson Castilho Casitas, ao usar a palavra, enalteceu a importância do momento, considerando o aumento do poder de ação do Corpo de Bombeiros para os próximos anos. Permanece no Comando da Unidade o Major Arlison Sanches Sales.

Ainda na terça-feira, a Comitiva formada pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Edemilson de Barros, pelo Chefe do Estado Maior da PMPR, Coronel Antônio Zanatta Neto, e demais Oficiais do CCB esteve no auditório da AMSOP – Associação dos Municípios do Sudoeste, onde foi oficializada a implantação do 10° Grupamento de Bombeiros em Francisco Beltrão, até então, sede do 3º SGBI, sob Comando do Major Heitor Soster.

O munícipio de Apucarana, na mesma data, passou ao status de 11° Grupamento de Bombeiros, antes denominado 4° SGBI, Subgrupamento de Bombeiros Independente. Seu atual Comandante é o Capitão Rodrigo Massayuki Nakamura.

Na quarta-feira (5), foram realizadas as elevações das Unidades com sede nos municípios de Cianorte (4° Subgrupamento de Bombeiros Independente), antes subordinada a Maringá, de Santo Antônio da Platina (3° Subgrupamento de Bombeiros Independente) antes Subgrupamento de Londrina, e de Paranavaí (5° Subgrupamento de Bombeiros Independente), antes também subordinada a Maringá.

As mudanças reais acontecerão de forma gradativa, com a rearticulação, adequação e crescimento dos setores administrativos e operacionais das unidades. Estas passarão a receber mais recursos para ampliações, aquisição de materiais e viaturas, garantindo maior eficiência no atendimento às populações locais.

Fonte: Comunicação Social do Corpo de Bombeiros