Início do Curso de Socorrista - Turma 2021 19/04/2021 - 15:56

Na manhã de hoje (19) aconteceu a abertura do Curso de Socorrista, turma 2021, o qual é fruto de um convênio celebrado entre Secretaria de Segurança Pública, através do Corpo de Bombeiros do Paraná e a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), por intermédio da Gerência de Atenção a Urgência e Emergência e a Escola de Saúde Pública do Paraná. (ESPP/SESA)

A cerimônia de abertura ocorreu via videoconferência e contou com a presença das seguintes autoridades: Coronel Gerson Gross - Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel Jonas Emmanuel B. Pinto – Chefe da 3ª Seção do Corpo de Bombeiros, Major QOBM Marcos F. M. Galeazzi – Coordenador Estadual do SIATE, 1º Tenente Bruno Zirpoli De Mattos – Coordenador Militar do Curso, Sra. Gioavana Fratin – Gerente de Atenção Urgência e Emergência, Dr. Edevar Daniel - Diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, além dos 118 alunos, oriundos das mais diversas unidades do Estado, que acompanharam a abertura de forma remota.

O curso contará com 425 horas-aula totais, compreendendo aulas teóricas, práticas, estágios em ambulâncias do SIATE e visitas técnicas. Este será realizado nas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá e na Academia Policial Militar do Guatupê, situada em São José dos Pinhais.

Esta especialização tem por finalidade formar o bombeiro militar para atuação no atendimento pré-hospitalar conferindo ao mesmo habilidades, competências e conhecimentos próprios para tal atividade, com a missão precípua de salvar vidas.

O SIATE é um serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e tem por missão atender às vítimas de acidentes, procurando dar socorro imediato adequado e condições ideais de transporte aos hospitais, a fim de evitar o agravamento das lesões e melhorar as chances de sobrevivência do acidentado.

Desta maneira, ao se especializar na área e visando um atendimento pré-hospitalar satisfatório o socorrista deve possuir, além do equilíbrio emocional e da competência técnico-científica, uma competência ética, fundamental para a humanização do serviço.

A previsão de duração deste curso é de aproximadamente três meses e com data provável de formatura no dia 30 de julho de 2021.