Passagem de Comando do Corpo de Bombeiros de Colombo 29/01/2019 - 09:18

Na manhã da sexta-feira (25), ocorreu a solenidade de passagem de comando do quartel do Corpo de Bombeiros de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde o Tenente  Nikolas passou a função de Comandante  ao Tenente Siloto.

O Tenente Nikolas, comandante sucedido, permaneceu no Posto de Bombeiros de Colombo desde a sua inauguração, em 12 de abril de 2011, tendo exercido a função de Comandante do Subgrupamento de Bombeiros de 26 de outubro de 2012 a 19 de fevereiro de 2014 e de 07 de julho de 2016 a 24 de janeiro de 2019.

Na oportunidade, o Tenente Nikolas deixou a sua mensagem de apreço pela corporação e o agradecimento a seus superiores e subordinados, bem como aos demais órgãos e instituições da sociedade colombense. O comandante sucedido destacou, ainda, o cumprimento de importantes metas, que culminaram em melhorias nas condições de trabalho para os integrantes da subunidade, e benefícios que refletiram diretamente no serviço prestado à sociedade, como a ampliação das dependências do quartel do Corpo de Bombeiros de Colombo (investimento no valor de 160 mil reais, oriundo do FUNREBOM, Fundo do Reequipamento do Corpo de Bombeiros), a estadualização do quartel do Corpo de Bombeiros de Campina Grande do Sul, o processo de aquisição de um caminhão de combate à incêndios, do tipo ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate), licitado no valor de 740 mil reais, também tendo como fonte de recurso o FUNREBOM, o andamento no processo de construção da nova sede do 3º Subgrupamento, que será localizada no bairro do São Dimas – Colombo, visando a redução do tempo resposta a diversos bairros do município.

O  Tenente Nikolas comentou ainda, sobre outra importante meta alcançada durante o  comando: “outra boa notícia que teremos, essa ainda para 2019, é o licenciamento de 100% das escolas municipais e CMEI junto ao Corpo de Bombeiros. Fruto da sensibilização da Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público, os quais firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta no ano de 2016 [...]. O fato é que, estamos rumando em direção à reta final dessa meta que é pioneira no 7ºGB e elevará ainda mais o status de Colombo perante os demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Estado”, destacou .

O Tenente Siloto, comandante sucessor, ingressou nas fileiras da corporação no ano de 2005, no Curso de Formação de Soldados, e no ano de 2010 foi declarado Aspirante-a-Oficial, após concluir o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares, na Academia Policial Militar do Guatupê. Antes de assumir o comando do 3ºSGB/7ºGB, o Tenente Siloto exercia a função de Chefe da 4ª Seção do Estado-Maior do 7º GB.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades Estaduais e Municipais. Dentre elas estavam presentes o Tenente-Coronel Paulo Henrique de Souza, Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, o Major Rogério Côrtes Schreiber, Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, o Vice-Prefeito de Colombo Sérgio Pinheiro, e demais representantes da defesa civil e do poder público municipal dos municípios da área de atuação do 3º Subgrupamento de Bombeiros do 7ºGB.