Policiais e bombeiros militares do Verão Consciente 2020/2021 recebem orientações sobre coronavírus e são testados 23/12/2020 - 09:51

O efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Operação Verão Consciente 2020/2021, da Costa Leste, passou por palestras de orientação sobre a prevenção ao Covid-19, e também recebeu instruções sobre os procedimentos a serem adotados pelos policiais e bombeiros militares no atendimento à ocorrências e abordagens. Todo o efetivo passou por uma testagem RT-PCR antes do início da operação no Litoral. Os cuidados são para alertar o efetivo dos riscos da contaminação pelo vírus e identificar os que estejam suspeitos.

Após o teste inicial, as equipes da Diretoria de Saúde e do Hospital da Polícia Militar vão manter vigilância aos policiais e bombeiros e, nos casos confirmados, proceder o isolamento para evitar que a doença se alastre e outros profissionais acabem contaminados. Para o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Rui Noé Barroso Torres, o policial militar precisa tomar todas as medidas preventivas para preservar sua saúde e, assim, continuar a promover a segurança aos veranistas e moradores.

“Nosso efetivo, que vem para o litoral, não é diferente da população e também precisa adotar medidas de proteção. Tivemos três dias de nivelamento antes do início da operação, onde os policiais militares receberam informações importantes e específicas de órgão de saúde e Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), além das medidas que já vem sendo tomadas no trabalho do dia a dia do policial”, explicou.

Para o subcomandante do 9º Batalhão, major Luciano Romão, é necessário que o policial militar esteja bem para que possa desempenhar seu papel com qualidade e segurança às pessoas. “Nosso foco é proteger o que nós temos de mais importante, que é a população, a comunidade que está no Litoral para o lazer, sem deixar de lado o cuidado com a vida, com a segurança e com a permanência do policial militar”, destacou.

O Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, disse que todos os policiais e bombeiros militares passaram pelo teste RT-PCR, procedimento padrão para o Covid-19. “Esse pessoal, acompanhado por uma equipe do HPM, da Diretoria de Saúde, caso apresente sintomas, fará contato com a Diretoria de Saúde no HPM, receberá as orientações e eventualmente um atestado, permanecendo em isolamento por até 10 dias. Se esse policial ou bombeiro estiver com sintomas, ele vai ser testado rapidamente”, explicou.

Todo o esforço é para que os profissionais de segurança que estão trabalhando no Litoral tenham as condições necessárias para se prevenir. Ainda assim, os cuidados básicos devem ser observados continuamente, como a assepsia das mãos com álcool gel, uso de máscara facial e o distanciamento. “O policial e o bombeiro precisam se proteger no serviço, mas sobretudo na residência dele aqui no litoral para que não contamine eventualmente seus colegas de trabalho, seus familiares, e não traga uma contaminação para o local de serviço”, disse o major Emmanuel.

Fonte: Marcia Santos
Jornalista Responsável