Prevenção do Câncer em Bombeiros 18/08/2019 - 12:53

Nesta manhã de sexta-feira (16), o 6º grupamento de bombeiros recebeu o Sr. Anderson Rinaldi, o palestrante, que posui cursos de especialização nos EUA, Austrália, entre outros. A palestra, atualmente é ministrada na Argentina, Bombeiros de São Paulo e Santa Catarina entre outras corporações. A palestra com  o tema: “Prevenção do Câncer em Bombeiros.”
Na oportunidade, o Comandante do 6ºGB Major Emerson José Guimarães Ferreira, abriu o evento onde estiveram presentes militares do 6°GB e 2ºGB, cadetes do 2° ano do Curso de Formações de Oficiais (CFO) e alunos do Curso de Formações de Praça (CFP) do Centro de Ensino e Instrução (CEI).
A palestra realizada com o objetivo de  abordar a prevenção do câncer em bombeiros,  no sentido de mostrar as vias de contaminação e principais agentes contaminantes nos incêndios, a importância da utilização de proteção respiratória(EPR) e também dos equipamentos de proteção individual(EPI). A ênfase ao ciclo de segurança ideal e as descontaminações necessárias após o combate aos incêndios, tanto em relação a pele, como,  aos EPI’s, e também  em relação a viaturas e equipamentos utilizados.
Segundo o palestrante, o cuidado  e a reflexão sobre o câncer deve estar presente em todo momento, já que estatisticamente, os bombeiros tem uma expectativa de vida menor em 10 anos do que a de um cidadão comum.
A expectativa do Comandante e da Unidade foi a reflexão sobre o tema abordado e a conscientização de todo seu efetivo sobre a prevenção e as maneiras práticas e simples que podem ser adotadas, e mesmo, contrariando as atuais estáticas, para atuarmos diretamente no foco do problema, sempre integrando a solução !