Projeto “Um Olhar Atento Para Nossos Pequenos”. 18/09/2020 - 12:21

O CMEI Moradias Augusta teve a iniciativa de elaborar e protagonizar um projeto de prevenção de acidentes domésticos para conscientizar e proteger seus alunos e toda a comunidade, chamado de “Um Olhar Atento Para Nossos Pequenos”.

O Corpo de Bombeiros do Paraná tem como missão trabalhar com a prevenção, e esse projeto vem de encontro com os nossos objetivos, onde buscamos orientar a nossa sociedade, desde o público infantil, para que eles possam dentro das suas fases de crescimento e desenvolvimento entender o que oferece risco às suas vidas.

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros do Paraná foi convidado a participar desse projeto colocando em prática o teatro “A história de Foguinho”, ação  que teve início no ano 2.000, realizada e organizada por cadetes do Curso de Formação de Oficiais. O teatro tem como finalidade repassar de forma lúdica para o público infantil, informações sobre os cuidados com fogo.

Após dias de planejamento junto a equipe organizadora, na última quarta-feira (16), foi realizada uma visita ao CMEI, onde esteve representando o Corpo de Bombeiros, a 1º Ten. QOBM Ana Paula Bagge Latuf, a qual presenciou a divulgação do teatro para os pais que encontravam-se na escola para a retirada das atividades escolares das crianças, momento esse em que foi realizado agradecimento ao Corpo de Bombeiros, pela parceria e participação nesse projeto tão importante, principalmente pelo atual cenário em que vivemos.

A senhora Luciane Bento de Oliveira, Gestora do CMEI Moradias Augusta, destacou que “a importância de alertar, conscientizar e construir um ambiente seguro nos traz a certeza que esta ação para ser efetiva precisa ter o comprometimento de todos. Acreditamos que a aproximação entre o CMEI, as nossas famílias e as parcerias nos trazem a credibilidade de nossas ações. O resultado é a confiança e a seriedade deste projeto em prol de nosso bem mais precioso, nossas crianças pequenas.”

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Brasil registra cerca de 200 mil acidentes domésticos por ano, envolvendo queimaduras, quedas e afogamentos de crianças.

Por isso, é importante voltarmos a atenção aos nossos pequenos, conscientizando as famílias de que simples cuidados podem evitar graves acidentes.

Algumas dicas importantes para evitar acidentes com crianças são:

1 – Manter qualquer tipo de produto de limpeza, remédios, produtos inflamáveis fora do alcance das crianças. Mas temos que levar em conta que nossos pequenos são muito espertos e sempre procuram uma forma de acessar esses materiais, por isso o recomendável é trancá-los em algum ambiente que não permita o acesso da criança, como em um armário com chaves ou em uma área da casa isolada por um portão ou porta.

2 – Manter as tomadas sempre com proteção para que não possam colocar objetos pontiagudos dentro dos buracos.

3 – Controlar o acesso das crianças em ambiente de cozinha, onde quase tudo pode causar um acidente grave.

4 – Colocar os cabos das panelas voltados para a parte interna do fogão.

5 – Manter a tampa do forno, da lava roupas, da lava louças, ou outro equipamento similar sempre fechados e secos.

6 - Baldes e bacias devem ser guardados sem água e a tampa do vaso sanitário deve ser mantida fechada.

7 – Tudo que estiver ao alcance de crianças dentro de uma casa não pode quebrar caso haja uma queda.

8 – Muita atenção quanto a objetos pequenos que possam ser ingeridos, colocados no nariz ou ouvidos.

Vamos cuidar com amor dos pequenos para que eles possam cuidar com amor de nós no futuro.

Em caso de emergência, ligue 193.