Resgate de cadáver em Campo Mourão está no 3º dia de operação 14/07/2020 - 15:54

Equipes do Corpo de Bombeiros em Campo Mourão estão no terceiro dia de operação em busca de cadáver que está a cerca de 20 metros de profundidade em um poço, cujo endereço é o mesmo em que houve incêndio em residência com vítima fatal

Sede do 5º Grupamento de Bombeiros em Maringá, 14/07/2020  – Às 21h30min do sábado (11), o Corpo de Bombeiros em Campo Mourão deslocou uma viatura para realizar  combate a incêndio em uma residência na PR 158, KM 12, área rural de Campo Mourão. Tão logo iniciaram o combate às chamas, foi acionada a Polícia Militar em virtude de suspeita de incêndio criminoso. Nas buscas na fase de rescaldo, foi localizado um corpo carbonizado em um dos cômodos do imóvel. A Polícia Científica e IML também foram acionados.

Na madrugada do domingo (12), em torno das 2h30min, o Corpo de Bombeiros foi acionado novamente, agora em virtude da Polícia Científica ter localizado, naquele mesmo endereço, distante 5 metros da casa incendiada, um corpo dentro de um poço com 20 metros de profundidade. A equipe bombeiro militar ao chegar ao local realizou uma análise do ar, o que exigiu o uso de proteção respiratório para o resgatista que iria realizar a descida, uma vez que o equipamento acusou concentração de oxigênio muito baixa além de gases diferentes dos encontrados no ar atmosférico. Através de sistemas de salvamento vertical com uso de cordas e outros materiais, no fundo do poço o bombeiro militar confirmou a presença de um corpo, mas parcialmente soterrado, obrigando um planejamento adicional para a operação. Em razão deste panorama, associado aos riscos da baixa luminosidade, a operação foi suspensa até o nascer do sol.

Ainda no domingo (12), mobilizou-se o maquinário da Defesa Civil de Campo Mourão a fim de realizar escavações nas imediações do poço, para que o corpo fosse acessado por via diversa da entrada principal. Em torno das 17h30min o corpo foi visualizado, mas se constatou instabilidade do terreno, também associada à baixa luminosidade, o que potencializa os riscos às equipes de resgate. Por isso, o Comandante da Operação e também Comandante do Corpo de Bombeiros em Campo Mourão, 1º Tenente Anderson Luiz Feijó, suspendeu a operação até o dia seguinte.

Na manhã da segunda-feira (13), constatou-se que houve queda de terra sobre o local do corpo, confirmando o risco presumido no dia anterior. Foram, então, adotadas novas estratégias para redução da carga no solo das áreas adjacentes ao poço, e iniciado um serviço de escoramento. Suspendeu-se a aplicação de maquinário pesado, e foi retomado o acesso por técnicas de salvamento vertical com retirada manual da terra caída sobre o corpo. A operação de escoramento e remoção manual perduraram o dia todo e, ao cair da noite, e com risco de chuva no município, o poço foi tampado com madeiramento e tampa metálica, e a operação suspensa.

Os serviços de resgate foram reiniciados na manhã desta terça-feira (14), e continuam concentrados na escavação manual mediante acesso por cordas, e não há previsão de término.

Até o momento, cerca de 15 bombeiros militares estiveram aplicados no resgate ou foram acionados de suas folgas para guarnecerem o Quartel de Campo Mourão a fim de não afetar o atendimento às emergências durante a vigência desta operação. Há de se destacar que não houve mobilização de bombeiros militares de Maringá. [14-07-2020 16:00]

#Atualização às 20h12min de 14/07/2020#

Operação suspensa às 18h30min em virtude no anoitecer, que dificulta uma operação segura.

Hoje houve continuidade da remoção manual de terra, permanecendo um bombeiro por hora no fundo do poço. Foram encontrados, próximo ao término do dia, pedaços de concreto e madeira, reforçando a expectativa de que o nível inicial foi atingido, apesar de ainda não ter sido visualizado novamente o corpo. 7 bombeiro/as militares estiveram empregados durante todo o dia, e outros 3 mantendo o atendimento emergencial inalterado.

Amanhã, 15, o trabalho reinicia pela manhã.

Com informações de 1º Tenente Anderson Feijó, Comandante do Corpo de Bombeiros em Campo Mourão.

Link com fotos: https://photos.app.goo.gl/13tDwmbWAuW8TPKb9