Solenidade de 108 anos do Corpo de Bombeiros
08/10/2020 - 16:20

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (8) da comemoração dos 108 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. Na cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, ele entregou à corporação 15 novas viaturas, incluindo quatro caminhões autobomba tanque. O investimento nos veículos foi de cerca de R$ 4,5 milhões.

“Hoje é um dia muito importante para o Estado, quando se comemoram os 108 anos de história dos nossos bombeiros, que são reconhecidos nacionalmente como uma tropa de elite, muito bem treinada e sempre pronta para cumprir a sua missão. São homens e mulheres que colocam sua vida em risco para cuidar e salvar a vida da população paranaense”, disse o governador. Na solenidade vários integrantes da Corporação foram homenageados com medalhas em reconhecimento ao trabalho realizado.

Além do que foi entregue nesta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros recebeu, nos últimos meses, 138 novos veículos, seis aparelhos desencarceradores (para resgatar vítimas presas em veículos acidentados), 20 caminhões, 20 ambulâncias, seis caminhonetes 4x4 e outros dois micro-ônibus.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Samuel Prestes, ressaltou que a renovação torna a Corporação cada dia mais moderna. “Além de todos esses equipamentos e viaturas, até o nosso uniforme vai passar por um avanço tecnológico. Tudo faz parte de um planejamento estratégico para que os bombeiros prestem serviços cada vez melhores à comunidade”, afirmou.

 

108 ANOS – O Corpo de Bombeiros do Paraná foi criado em 8 de outubro de 1912 pelo então presidente do Estado, Carlos Cavalcanti. O primeiro quartel foi erguido em Curitiba, onde hoje está localizada a Biblioteca Pública. Atualmente a Corporação conta com três comandos regionais, 12 grupamentos, seis subgrupamentos independentes e o Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost).

Neste ano, a celebração precisou ser menor, por causa da pandemia do novo coronavírus. “Mas não poderíamos deixar de celebrar. Nossos bombeiros têm estado na linha de frente não só nas ocorrências do dia a dia, mas também atuando no enfrentamento à Covid-19, no combate aos incêndios florestais que se intensificaram com esta crise hídrica que assola o Estado e em tantas outras áreas. Eles merecem este respeito”, completou o Coronel Prestes.

Na solenidade, os bombeiros que se destacaram no exercício de seu trabalho foram condecorados pelo governador Ratinho Junior. As distinções também serão levadas aos comandos do Interior, para homenagear os profissionais de cada Unidade.

Além disso, também foi feita uma homenagem póstuma a Phelipe Mansur, o superintendente da Casa Civil que morreu em junho deste ano em um acidente. Seus pais, João Abib Mansur e Sandra Maria Busato Mansur, receberam das mãos do governador a Medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, em reconhecimento pelo apoio prestado por seu filho à Corporação no período em que trabalhou no Governo do Estado.

A condecoração que leva o nome do fundador do Corpo de Bombeiros do Paraná também foi entregue ao Coronel Pedro Luiz Humphreys Stonoga, Tenente-Coronel Wilson Oliveira Paulino, Tenente-Coronel Arlisson Sanches Sales, Major Roberto Azevedo Thereza, Major Claudicir Becker, Major Pedro Wagner Ogaki Malacrida, Major Leandro Zotelli de Mattos, Major Eduardo Gomes Pinheiro, Major Alessandro Marques dos Santos, Major Davi Daniel Simão, 1º Tenente Marcelle Almeida Weber, Subtenente Sandro Silvério Pellizzari, Subtenente Antonio Jaime Sott e Subtenente Hélio Francisco Gomes.

Receberam a Medalha de Atendimento Pré-Hospitalar o 1º Tenente Israel Lopes de Oliveira, 2º Tenente Jessé Pereira Barreto, Subtenente Andersos Carlos dos Santos, 2º Sargento Geudis Marcelo Milani, 3º Sargento Jairo Vieira de Jesus, Cabo Anderson Luiz de Christo, Cabo Rodrigo Likoski Pereira, Soldado Carlos Tiago Benedito, Soldado Kaoani Luiza Oliveira e Soldado Marlon Martins da Silva.

A Medalha de Ouro Policial Militar foi entregue ao tenente-coronel Altemistoncley Diogo Rodrigues.

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Últimas Notícias