Corpo de Bombeiros do Paraná recebe nova integrante canina para ajudar na busca e resgate de vítimas 18/03/2021 - 18:49

O Chefe do Estado Maior, Coronel Manoel Vasco, recebeu nesta quinta-feira (18) a visita de uma nova integrante canina, que auxiliará a corporação na busca e resgate de vítimas. Diana, como foi batizada, é uma cadelinha da raça Bloodhound, e chegou ao GOST – Grupo de Operações e Socorro Tático com aproximadamente 65 dias.

8_copy.jpg

Vinda de uma ninhada de sete filhotes, embora todos tenham mostrado aptidão o para o trabalho, sua seleção se deu por conta de algumas características que contribuirão para o desempenho das atividades junto ao Corpo de Bombeiros, sendo que seus “irmãos” também serão doados para Londrina, Distrito Federal e Mato Grosso. A nova integrante será treinada por aproximadamente um ano e meio pelo instrutor Soldado Espírito Santo.

2_copy.jpg

Diana é oriunda de uma linhagem de cães farejadores, sua mãe, a K-9 Atena, pertence ao Corpo de Bombeiros de União da Vitória/PR, fruto de uma doação da Companhia de Operações com Cães do BOPE. E seu pai, o K-9 Rastro, do Núcleo de Operação com Cães da Polícia Civil de Pato Branco/PR. Ambos foram treinados pelo instrutor Soldado Diego Fleitux, que junto com o investigador Juliano, da Policia Civil de Pato Branco/PR, intermediaram esta parceria entre as instituições.