Fogo

O que é o fogo?

O fogo ocorre, na  maioria das situações, por meio de quatro componentes: combustível, comburente, calor e reação em cadeia. Para efeito didático, adota-se o tetraedro do fogo, atribuindo-se, a cada face, um dos elementos

 

fogo

Para entender o fogo, temos que saber a função de cada componente necessário :

Comburente 

É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é  o oxigênio.

Combústivel

É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. Os combustíveis podem ser sólidos (ex.: madeira , papel, plástico etc.) , líquidos ( ex.: gasolina, alcool, óleos etc.) ou gasosos (ex.: gás natural, GLP, monóxido de carbono e etc. ) e a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para, então, produzir vapores inflamáveis capazes de se combinar com o oxigênio.

Calor

É a forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformação de outras energias, através de processo físico ou químico. O calor é a face do tetraedro do fogo que se caracteriza como a energia de ativação necessária para que ocorra o fogo.

Reação Química em Cadeia

A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável. O calor radiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores (moléculas que foram quebradas formando radicais livres), que se combina com o oxigênio ( comburente)  e queimam, radiando outra vez calor para o combustível, quebrando mais moléculas, formando um ciclo constante.