Incêndios Florestais

floresta

Incêndios Florestais – A solução ainda é prevenir

Florestas em chamas, perigo à vida, danos econômicos. Os incêndios florestais são verdadeiras catástrofes ambientais. De fácil ocorrência, quando a área está muito seca, qualquer lixo jogado pelo homem pode acarretar em um grande desastre. Cigarros, fósforos, lançamentos de foguetes e balões, fogueiras e queimadas inadequadas de detritos também são elementos iniciais para a tragédia.

Como acontecem os incêndios

Para que haja propagação do fogo, são necessários quatro componentes, o que ficou conhecido como tetraedro do fogo. Um incêndio requer comburente (elemento ativador do fogo, geralmente o próprio oxigênio), combustível (material que queima) e calor. Elementos que justapostos reagem, sustentando o tetraedro do fogo. Para combater os incêndios é necessário remover um dos pilares do tetraedro.

Prevenção
A criação de aceiros (faixa livre de vegetação), a frequente limpeza do mato, o cuidado com produtos inflamáveis, a conscientização populacional, a prática de desrama (retirada de ramos) , o fácil acesso à captação de água e a elaboração de um plano preventivo são medidas essenciais para que a extinção do fogo se torne mais rápida e consequentemente menos catastrófica.

Danos
Enganam-se aqueles que pensam que as consequências causadas pelos incêndios são apenas ambientais. Além da diminuição de biodiversidade, do desequilíbrio ambiental e da erosão do solo, a propagação do fogo ainda gera problemas econômicos e humanos. Danos nas vendas de madeiras, de celulose e essências; a redução da matéria orgânica, que obriga a compra de fertilizantes e a diminuição da resistência das árvores, que faz com que seja necessário adquirir pesticidas são prejuízos financeiros também gerados pelos incêndios florestais. Já o homem, principal causador do fogo, é igualmente a maior vítima, sofrendo perdas, traumatismo e até mesmo desemprego em trabalhos de manejo florestal. Aquele que for pego colaborando com o desenvolvimento de incêndios será punido com três meses a um ano de cadeia, ou com multas de uma a cem vezes um salário mínimo.

Estatísticas
O número de casos de incêndios florestais tem decaído, em 2010 foram 10249 ocorrências, já no ano seguinte esse número caiu para 9792. Este ano já foram acusados 3089 casos.

Corpo de bombeiros
A corporação tem um importante papel no combate desses incêndios, apesar do Paraná ser modelo na elaboração de planos pela defesa civil, as atitudes preventivas continuam a ser efetuadas. Bombeiros são constantemente treinados em atividades que simulam incêndios, além de participarem de projetos de conscientização. A cautela e a eficiência são virtudes presentes na corporação, para que o combate seja efetuado da melhor maneira possível. Em casos de incêndios, a dica do Corpo de Bombeiros é não tentar combatê-los sozinhos, manter a calma e ligar o quanto antes no 193 para relatar o ocorrido. Muitos desses incêndios podem ser evitados com o cuidado, portanto, a população prudente é a grande parceira da corporação no combate de incêndios florestais.