Corpo de Bombeiros do Paraná - Por uma vida todo sacrifício é dever!

Links Úteis

7º GB - Curitiba

03/04/2014

Aniversário do 7º GB

O 7º Grupamento de Bombeiros comemora seu 3º Aniversário com a presença do ilustríssimo Comandante do Corpo de Bombeiro, Coronel Juceli Simiano Junior, acompanhado do Chefe do Estado-Maior, Coronel Fabio Mariano de Oliveira, acompanhado ainda do Major Altemistoncley Diogo Rodrigues, Chefe de Gabinete, Major Emerson Luiz Baranoski, Chefe da BM/7, e o Capitão Ivan Ricardo Fernandes, do Setor de Projetos da SESP.

A história do 7º Grupamento de Bombeiros se funde com a história do Posto de Bombeiros do Cabral, que começou a atender provisoriamente a partir do dia 01 de agosto de 1975, e oficialmente inaugurado no dia 02 de dezembro de 1976.

Devido à prosperidade da região e sua localização geográfica, o Posto de Bombeiros do Cabral, como passou a ser denominado a partir de 1994, tornou-se a Sede do Comando do 3º Subgrupamento do 1º Grupamento de Bombeiros.

Como subunidade, era responsável pelo atendimento de grande parte da região norte, nordeste e parte da região leste da Capital, tendo sob sua subordinação os Postos de Bombeiros de Santa Felicidade, Pilarzinho, Bairro Alto e Infraero.

Em 2008, após uma reforma em que foram restaurados e reaproveitados a 207 m², e construídos e reformados outros 688 m², o Posto foi reinaugurado com a denominação de 3º Sargento Oscar Antônio Fernandes, como uma justa homenagem ao valoroso bombeiro, que, aos 23 anos e nove meses de serviço prestado à população paranaense, tombou em serviço no ano de 2006, no cumprimento da nobre missão de salvar vidas e proteger o patrimônio alheio.

No dia 5 de abril de 2011, o 3º Subgrupamento do 1º GB passou então a condição de Grupamento de Bombeiros, com a mesma instalação e um aumento do efetivo, iniciando-se então a história de um Grupamento que já foi criado grande.

A área de atuação do 7ºGB possui aproximadamente 1 milhão de habitantes, no total são 31 bairros de Curitiba, mais os municípios de Campo Largo e Colombo, e mais 12 municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Estruturado em 3 Subgrupamentos, nesses 3 anos de grupamento destacam-se as seguintes metas alcançadas:

1º SGB/7º GB – Cabral:
-Propiciar o contato das prontidões do serviço operacional, com o serviço de segurança contra incêndio e pânico, através de instruções, analises de projetos e vistorias diárias realizadas pela prontidão;
-Doação do terreno do PB Bairro Alto da Prefeitura Municipal para o Estado do Paraná, visando obras futuras;

2º SGB/7º GB – Campo Largo:
-Aquisição de diversos materiais operacionais para salvamento, mergulho e combate a incêndios;
-Previsão de acessibilidade no interior do Posto Campo Largo, em atendimento a NBR 9050.

3º SGB/7º GB – Colombo:
-Aprovação e operacionalização do FUNREBOM;
-Manutenção de prazos aceitáveis para vistorias e análises de projetos.
Dentre outras metas alcançadas podemos destacar:
- A realização das vistorias fiscais pelas guarnições de serviço dos postos, com inicio em dezembro de 2012. Nesse período, tiveram varias instruções sobre vistoria com as guarnições, e seu conhecimento na área foi se aprimorando cada vez mais. Existe muito a ser feito ainda, mas o resultado se vê por meio dos números, exemplo disso é comparar o número de vistorias no período de março de 2013, momento em que teve inicio a realização do relatório semanal para registro, e março deste ano, em que houve um aumento significativo de vistorias fiscais por parte das guarnições de serviço, aumento de mais de 100% do número realizado no ano anterior. Com isso, foram realizadas 1774 vistorias a mais, sem sobrecarregar o serviço rotineiro dos SGB's.
- Desde o dia 02 de abril de 2014, o Posto de Bombeiro de Campina Grande do Sul passou à contar com uma Equipe de Bombeiros, que realizará o serviço de prevenção nos municípios de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, por meio do Cadastro de Vistorias e de Planos de Segurança Contra Incêndio e Pânico, bem como da realização de vistorias. A descentralização do serviço facilitará para a população da região que não necessitará mais deslocar até Colombo para protocolar projetos e vistorias e fará com que o corpo de bombeiro se faça mais presente nestes municípios.

Num futuro próximo, com a previsão de crescimento do 7º Grupamento, pretende-se inaugurar o Posto de Bombeiro de Almirante Tamandaré, que hoje é um Posto de Bombeiro Comunitário, bem como uma reforma com ampliação no Posto de Bombeiros do Cabral para que comporte a estrutura do Grupamento de uma forma mais adequada.

Fonte: Asp. Of. BM Mariana Michelle Coutinho da Silva

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.