Corpo de Bombeiros do Paraná - Por uma vida todo sacrifício é dever!

Links Úteis

CCB

06/02/2018

Segurança no mar será reforçada pelo Corpo de Bombeiros durante o feriado de Carnaval


A região litorânea do Paraná ganhará reforço nas ações do Corpo de Bombeiros principalmente no tocante à segurança dos banhistas no mar para o feriado prolongado de carnaval. Além dos 89 postos guarda-vidas e dos 660 bombeiros militares já atuantes no Verão Paraná 2017/2018 desde dezembro último, haverá mais 21 guarda-vidas militares atuando durante o dia, além de viaturas de patrulhamento à noite nas avenidas atlânticas com guarda-vidas para casos emergenciais que atuarão nos entre postos. Nesta sexta-feira (09/02) chegam ao litoral seis viaturas a mais para o reforço.

1

O Corpo de Bombeiros também conta com 34 guarda-vidas civis para auxiliarem nas mais diversas atividades de prevenção ao perigo na água. Além disso, equipes com ambulâncias estarão disponíveis para atendimento de situações que possam ocorrer durante as festividades de carnaval. Nos rios principais de Morretes haverá patrulhamento com bombeiros que agirão conforme a necessidade.

3

“Estamos prontos para atuar neste carnaval, teremos um aumento no número de viaturas, inclusive no período noturno, e manteremos os postos nas praias. Além disso, estamos fazendo vistorias preventivas nos locais onde haverá bailes ou eventos de Carnaval para que todos tenham uma maior segurança”, explica o Subcomandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), major Edson Oliveira Ávila.

3


No Litoral do estado o Corpo de Bombeiros conta com equipes do 8º Grupamento de Bombeiros e com o apoio do efetivo de outros grupamentos. Os bombeiros militares atuam em toda atividade de Defesa Civil, combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares, vistorias preventivas, dentre outras, além das ações de guarda-vidas. Os profissionais estão capacitados e passaram por treinamentos antes da temporada.

Para suas atividades durante o verão, e também no carnaval, o Corpo de Bombeiros conta com embarcações, motos aquáticas, quadriciclos, caminhonetes e outras viaturas, além do apoio do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que ajuda na agilidade do salvamento e transporte das vítimas.

Apesar da grande estrutura disponível, o major Ávila destaca alguns cuidados. “Orientamos as pessoas para que procurem se banhar em locais com postos guarda-vidas nas praias, prestem atenção na sinalização feita pelas bandeiras – principalmente as compostas pelas cores vermelho e amarelo – respeitem as orientações dos guarda-vidas, evitem entrar na água após comer ou ingerir bebida alcoólica, bem como não se banhem a noite devido ao perigo”, explica.

Também durante a operação Carnaval os banhistas podem procurar postos guarda-vidas para retirarem pulseirinhas de identificação. “Nos locais protegidos por guarda-vidas, além das pessoas terem total apoio da segurança pública do estado, seja para casos de afogamento ou incidentes com águas-vivas, elas podem receber orientações gerais, pulseirinhas de identificação, informações sobre o atendimento a crianças perdidas e posterior localização dos pais”, destaca o oficial.

O Corpo de Bombeiros também atuará durante o Carnaval com ambulâncias prontas para atendimentos pré-hospitalares e com bombeiros em quadriciclos percorrendo a areia da faixa litorânea fazendo patrulhamento e orientação. “Nosso objetivo é garantir a segurança do banhista e das pessoas que irão procurar o Litoral do estado nos próximos dias”, enfatiza o major.

Fonte: Comunicação Social da PMPR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.