Corpo de Bombeiros do Paraná - Por uma vida todo sacrifício é dever!

Links Úteis

CCB

05/06/2018

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre a importância da prevenção de incêndios florestais na Assembleia Legislativa do Paraná

Por iniciativa do deputado Claudio Palozi (PSC), o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Fábio Mariano de Oliveira, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná na sessão plenária desta segunda-feira (4) para falar sobre as atividades da Semana Estadual de Combate a Incêndios Florestais. Ele lembrou momentos críticos vividos pela corporação, com destaque para o incêndio que ocorreu no estado em 1963 e que ficou conhecido como “Paraná em flagelo”.

1

Resultado da combinação entre baixas temperaturas e estiagem prolongada, mais as queimadas que os agricultores realizavam para limpar e preparar a terra para novos plantios, nos meses de agosto e setembro, o incêndio ficou fora de controle, causando 110 mortes e consumindo 10% do território do estado. Atingiu 128 municípios das regiões Norte, Central e dos Campos Gerais, devastando dois milhões de hectares ao longo de dois meses. Oito mil imóveis foram queimados, entre casas, galpões e silos. Cerca de seis mil famílias, principalmente de trabalhadores rurais, ficaram desabrigadas. Tratores, equipamentos agrícolas e veículos foram danificados.

1

A força da tragédia, conforme recordou o coronel, atuou decisivamente para determinar ações preventivas, com campanhas de conscientização da comunidade e o permanente aprimoramento da tropa, visando a execução do Plano de Combate a Incêndios Ambientais. Referiu-se também à atuação da Força Verde, Batalhão de Policia Ambiental, uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, e destacou a importância das campanhas e programas educativos junto à população, com a veiculação de cartazes e panfletos, além de palestras e exposições técnicas a entidades públicas e privadas.

3

O deputado Claudio Palozi também se manifestou na ocasião, informando sobre a realização do 1º Simpósio sobre Prevenção de Incêndios Florestais em Umuarama, no dia 8 de junho, no Teatro da UNIPAR. Um painel com fotografias documentando incêndios ambientais também foi exposto no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa.

Fonte: Sandra C. Pacheco/ ALEP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.