Corpo de Bombeiros do Paraná - Por uma vida todo sacrifício é dever!

Links Úteis

CCB

15/10/2018

Corpo de Bombeiros forma 49 bombeiros militares no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

Sargentos de várias unidades da Capital, Região Metropolitana e Interior do estado, se formaram no Curso de Aperfeiçoamento de Bombeiros (CAS) na última quinta-feira (11/10). Os militares estaduais passaram por 430 horas/aula, das quais 153 foram no modelo EAD (Ensino à Distância). Com a capacitação os sargentos têm requisitos para galgar graduações superiores, até o nível de subtenente.

03

O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, reforçou que a instituição tem investido em plataformas que possibilitem uma formação profissional mais objetiva e eficaz, otimizando custos e melhorando a qualidade do serviço prestado à população. “Uma solenidade como essa muito nos orgulha, pois marca o aniversário de 106 anos do Corpo de Bombeiros. Temos procurado inserir a plataforma EAD nos nossos cursos e capacitações para evitar que os militares estaduais fiquem longe de suas famílias”, disse.

01

 

O curso teve duração de três meses e as disciplinas teóricas foram disponibilizadas pela Internet para que os alunos não precisassem deslocar à Capital para fazer as aulas presencialmente, o que permitiu melhor adequação do ensino e a facilidade de aprendizado. As matérias práticas foram feitas na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR).

“O sentimento de hoje foi de ter mais um dever realizado, o último curso obrigatório da carreira. É maravilhoso rever os amigos de 16 anos atrás do Curso de Sargento e é muito bom poder ter esses novos aprendizados, após ter passado por uma parte um pouco mais administrativa da carreira.”, disse o sargento Rodrigo Salles Fernandes, que está na Corporação há 14 anos.

  O sargento Adilson de Oliveira Carneiro, que está há mais de 30 anos no Corpo de Bombeiros, citou experiências que até então não tinha vivido em outros cursos de capacitação. “No curso tivemos aulas de mergulho, algo que eu não tive antes, também teve o estudo do fogo, dentro de containers, entre tantas outras aulas que nos foram proporcionadas”, descreveu.

02

“Para nós é mais um degrau esse curso veio a concluir mais uma fase da nossa carreira, temos que ficar longe de casa e enfrentamos os desafios das disciplinas e atividades. A parte teórica fizemos por EAD compartilhando no trabalho e fazendo as provas online”, explicou o sargento Denis Vinicius Chiafitela. A esposa dele, Denise dos Santos Silva, elogiou o desempenho do marido. “Ficamos orgulhosos e demos o apoio necessário para ele concluir essa importante etapa da carreira”, concluiu.

Um dos momentos emocionantes foi a homenagem ao sargento Custódio que começou o curso, mas que acabou morrendo em decorrência de problemas de saúde. Os formandos fizeram uma homenagem à família do militar estadual.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.