Acolher população adulta em situação de rua

O que é

Algumas cidades dispõem dos Centros Pop, destinado ao acolhimento da população que vive em situação de rua. Os atendimentos são individuais e coletivos, em oficinas e outras atividades de convívio e socialização, realizadas de acordo com cada unidade.

Os Centros Pop também servem de apoio para esta população, porque têm espaços para a guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação.

Quem é acolhido

Qualquer pessoa que use as ruas como moradia ou meio de sobrevivência pode participar, seja por encaminhamento de outros serviços de assistência social ou de forma espontânea. Crianças e adolescentes são atendidos pelo serviço somente quando estiverem acompanhados de familiar ou pessoa responsável.

Como solicitar o acolhimento

Caso na sua cidade não tenha Centro Pop, procure pelo Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - ou pelo Cras - Centro de Referência de Assistência Social. No site da Secretaria da Família, você pode consultar o que existe na sua cidade.

Prazo

O atendimento é imediato.

O que diz a lei

A lei do Suas (Sistema Único de Assistência Social) nº 12.435, de 6 de julho de 2011, regulamenta todos os serviços da Assistência Social.


Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito