Procon - reclamações pela internet

O que é

Os consumidores que se sentirem prejudicados nas relações de consumo devem reclamar no Procon-PR. Alguns itens que geram reclamações:

  • Má qualidade e falta de segurança de eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e outros produtos;
  • Falta de peças para reposição;
  • Problemas na embalagem;
  • Instruções de uso imprecisas e em desacordo com as normas vigentes
  • Problemas na compra de imóveis (loteamento, incorporações e construções);
  • Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança;
  • Propaganda e venda enganosa;
  • Não recebimento do comprovante de pagamento.
  • Problemas com compras a prazo, cartões de crédito, carnês de sorteio, bancos, consórcios etc.

IMPORTANTE: pedidos de indenização por danos morais ou lucros cessantes devem ser encaminhados por Juizados Especiais Cíveis ou Justiça Comum.

Como abrir a reclamação

Informe o nome da empresa, depois, abra a reclamação no próprio site.

Prazo

A empresa tem até 10 dias para analisar e responder à reclamação. A partir de então, o consumidor tem até 20 dias para comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Nesse prazo, há a possibilidade de interagir com o fornecedor, anexando documentos e complementando a reclamação.

O que diz a lei

Código de Defesa do Consumidor e normatizações.