Comparativo Ocorrências - 1º Semestre 2019/2020. 07/07/2020 - 09:28

O comparativo realizado entre o 1º Semestre de 2020 e de 2019 demonstra que o 12º Grupamento de Bombeiros registrou uma redução de quase 20% no número de ocorrências.

Boa parte desta redução tem relação direta com a Pandemia que estamos enfrentando, uma vez que as pessoas permanecem mais tempo em casa e diminuem a circulação nas ruas. 

No entanto, a preocupação do Corpo de Bombeiros está no comparativo entre as ocorrências de Combate a Incêndios que registraram um aumento de quase 30% no mesmo período.

Preocupado com estes números, o Corpo de Bombeiros reforça alguns cuidados para evitar incêndios em residências:

Fique atento às instalações elétricas, em especial aquelas que demandam mais energia;

Não utilize mais de um aparelho na mesma tomada, para evitar a sobrecarga do sistema elétrico;

Não recarregue a bateria do celular em cima de sofá, cama ou outro equipamento de fácil combustão. Preferencialmente, realize o procedimento com o aparelho no piso ou material incombustível; 

Tenha cuidado especial como os fogões a gás. Sempre compre registros, mangueiras e demais equipamentos certificados pelo Inmetro. 

Em caso de falta de energia, procure utilizar lanternas ou iluminação de emergência. Caso não possua estes equipamentos, mantenha as velas dentro de recipientes maiores e de vidro para proteção;

A principal orientação são para os cuidados com os menores. Em hipótese alguma deixe crianças sozinhas em casa e guarde os materiais inflamáveis, fósforos e isqueiros longe do alcance delas. As crianças são muito curiosas e não possuem plena noção do perigo.

Em caso de emergência, ligue 193!