Histórico - 13° Grupamento de Bombeiros - Pato Branco

13º Grupamento de Bombeiros - Pato Branco

 

HISTÓRIA DO 13° GB


        Como parte integrante da história do Corpo de Bombeiros do Paraná, o Corpo de Bombeiros de Pato Branco teve seu início com a criação da Lei nº 317 de 29 de setembro de 1979, publicado no Diário Oficial Nº 401/1979. Tendo sua primeira instalação numa residência, de propriedade da Prefeitura Municipal, na rua Rui Barbosa nº 35, Bairro Bortot, cidade de Pato Branco - PR, sendo denominada Subseção de Combate a Incêndio.
          Em outubro de 1979, a Prefeitura Municipal de Pato Branco repassou uma edificação onde funcionava a antiga Emopar, que passou por uma remodelação, iniciando as atividades do referido quartel de bombeiros na rua Presidente Kennedy, n° 170, bairro Bortot, onde até hoje permanece como unidade sede.
         Sob o Comando do 2º Sargento Luiz Alberto Urban, no dia 18 de outubro de 1979 foram iniciados os serviços de remodelação da edificação, sendo inaugurada em 29 de março de 1980 a então Subseção de Combate a Incêndios, pertencente ao 2º Grupamento de Incêndios de Ponta Grossa.
         Tendo em vista as mudanças no Organograma Geral do Comando do Corpo de Bombeiros, devido ao aumento do efetivo e da descentralização do Corpo de Bombeiros do Paraná, a então Subseção passou a se denominar 1ª Seção de Combate a Incêndio do 3º Subgrupamento de Incêndios e pertencer ao 4º Grupamento de Incêndio, com sede em Cascavel.
           Sob o comando do 1º Ten QOBM Marcos Donati, a então Seção de Combate a Incêndio do 3º Subgrupamento de Incêndios foi elevado a condição de Subgrupamento de Bombeiros Independente através do Decreto Estadual nº 8480 de 01/10/2010, com sede em Pato Branco, responsável pela prevenção e combate a incêndios, busca e salvamentos e ações de defesa civil nos municípios de Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.
            Dessa forma o 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente desvinculou-se do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, tendo como seu primeiro Comandante, o Major QOBM Ezequias De Paula Natal, que assumiu no dia 14 de fevereiro de 2011. A partir de então o Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco passou a ter autonomia administrativa e subordinação direta com o Comando do Corpo de Bombeiros em Curitiba.
            Através do Decreto n° 3685 de 10 de março de 2016, publicado no Diário Oficial nº. 9654 de 11 de março de 2016, foi denominado como o “Segundo” Subgrupamento de Bombeiros Independente, nomenclatura que vigora atualmente para a unidade do Corpo de Bombeiros da cidade de Pato Branco – PR.

           Recentemente, em 20 de dezembro de 2022, por meio do Decreto nº 12.856, publicado no BG da PMPR nº 009 de 12 jan. 23, a unidade do Corpo de Bombeiros de Pato Branco foi elevada a condição de Grupamento de Bombeiros, sendo o décimo terceiro grupamento criado no Estado do Paraná, passando dessa forma a ser denominado como 13° Grupamento de Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná.

 

Comandante do 13° Grupamento de Bombeiros - Pato Branco
Major QOBM Alecsander Aparecido Dornelas

Subcomandante do 13° Grupamento de Bombeiros
Major QOBM Genuíno Luiz Dalponte



 

  • Vista do 2° SGBI no ano de 2019
    1ª Seção de Combate a Incêndio do 3º Subgrupamento de Incêndios  pertencente ao 4º Grupamento de Incêndio
    1ª Seção de Combate a Incêndio do 3º Subgrupamento de Incêndios  pertencente ao 4º Grupamento de Incêndio
    Vista do 2° SGBI no ano de 2019
    1ª Seção de Combate a Incêndio do 3º Subgrupamento de Incêndios  pertencente ao 4º Grupamento de Incêndio
    1ª Seção de Combate a Incêndio do 3º Subgrupamento de Incêndios  pertencente ao 4º Grupamento de Incêndio