Corpo de Bombeiros de Palmas comemora 21 anos de história 21/06/2021 - 15:51

O Corpo de Bombeiros iniciou suas atividades no município de Palmas - PR no dia 20 de junho de 2000, com a inauguração do prédio destinado a sua instalação e a designação de Bombeiros Militares para compor seu efetivo.
No entanto, os trabalhos para sua implantação iniciaram aproximadamente um ano antes, em junho de 1999, através de convênio entre o Poder Executivo de Palmas, representado pelo então Prefeito, o Sr. Ivo Antonio Dalla Costa, com o Governo Estadual, o qual autorizava a criação da 1ª Seção de Bombeiros Comunitários, que atenderia os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares.

A instalação do Corpo de Bombeiros no município de Palmas - PR teve início em junho de 1999, quando o 1º Sargento Roberto Zorzenon (in memoriam), supervisionado pelo 1º Tenente Fernando Raimundo Schunig, foi designado para acompanhar as reformas e adaptações do local, um centro social desativado, localizado à Rua José Joaquim Bahls, nº 1436, no bairro Alto da Glória.
O Corpo de Bombeiros de Palmas fazia parte de um projeto piloto no Estado do Paraná, designado de 1ª Seção de Bombeiros Comunitário, subordinado ao 3º Subgrupamento de Bombeiros de Pato Branco sob o comando do Capitão Carlos Alberto da Silva, que por sua vez era subordinado ao 4º Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Cascavel, sob o comando do Tenente-Coronel Mario Yoshio Wako.

No dia 20 de junho de 2000, com a presença de diversas autoridades, realizou-se a solenidade de inauguração da Seção de Bombeiros Comunitários de Palmas, sendo que o 1° Sargento Roberto Zorzenon foi designado para o Comando da Seção de Bombeiros, sendo auxiliado pelos bombeiros militares: Cabo Clovis Maccari, Cabo Antonio Jaime Sott, Cabo Israel Lopes de Oliveira, Soldado Altair Miecoanski, Soldado Amaro Aires Nogueira, Soldado Luiz Denardi, Soldado Alan Kuriaki Teodoro de Castro e Soldado Vanderlei Figueiredo da Costa.
Com a extinção do projeto Bombeiro Comunitário pelo Comando da Corporação e então o Corpo de Bombeiros de Palmas tornou-se a 3ª Seção de Bombeiros, subordinada ao 2º Subgrupamento de Bombeiros, localizado no município de Toledo - PR.
Tal situação perdurou até o ano de 2010, quando o Corpo de Bombeiros do Paraná passou por uma reestruturação e foi criado o 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente no município de Pato Branco, sendo que a Seção de Bombeiros de Palmas passou a ser designada como a 3ª Seção de Bombeiros do 2º SGBI, a qual permanece atualmente.

No ano de 2013, com a saída do Subtenente José Roberto Zorzenon (in memoriam) para a reserva remunerada, passou a responder pelo Comando da Seção de Bombeiros de Palmas o Sargento Clóvis Maccari, o qual está na função atualmente.
Neste mesmo ano, através de conversas com então chefe do Executivo Municipal, o Sr. Hilário Andraschko, deu-se início aos trabalhos de elaboração dos projetos para reforma e ampliação do prédio principal do quartel.
No início de 2015 foram iniciadas as obras de reforma e ampliação em todo o prédio, que teve um custo aproximado de R$ 1,3 milhões de reais e foi totalmente custeada pelo município através do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros de Palmas, sendo reinaugurada em dezembro de 2016, com a participação de diversas autoridades.
Em fevereiro de 2017, assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros de Palmas, o 1º Ten. QOBM Guilherme Augusto Picolotto, o qual permaneceu no cargo até julho de 2019, quando passou o Comando novamente ao Sargento Clóvis Maccari.
No dia 2 de julho de 2018, a Seção de Bombeiros de Palmas, passou a ser denominada Seção de Bombeiros Subtenente José Roberto Zorzenon, em homenagem ao seu primeiro Comandante, morto em um acidente automobilístico em outubro de 2017.

O Corpo de Bombeiros de Palmas tem o reconhecimento da população palmense pelos seus serviços prestados, reconhecimento este já externalizado através de diversas homenagens aos seus integrantes e à Seção, como Amigo da Companhia da 15ª Cia de Engenharia de Combate, várias Moções de Aplausos e também o Título de Cidadão Honorário Palmense, concedidos pela Câmara Municipal de Vereadores.

Corpo de Bombeiros de Palmas - 21 anos junto à população palmense.

“Corpo de Bombeiros do Paraná – Por uma vida todo sacrifício é dever”.