Histórico - 3º Comando Regional

HISTÓRICO - 3º CRBM

Os trabalhos do 3° Comando Regional de Bombeiro Militar (3º CRBM) sediado em Cascavel  Paraná, iniciaram-se no dia 06 de maio de 2019,  atendendo a Portaria 021 de 26 de abril de 2019 – que Dispõe da organização e atuação dos Comandos Regionais de Bombeiro Militar, efetivando-se sua implantação com o decreto n° 1552 de 05 junho de 2019 do Excelentíssimo Governador do Estado do Paraná Sr. Carlos Massa Ratinho Junior, que criou os Comandos Regionais na estrutura do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná e alterou a área de atuação de Unidades do Corpo de Bombeiros.

Desta forma o 3º Comando Regional de Bombeiro Militar passou a integrar o escalão intermediário de Comando, com responsabilidade administrativa e operacional perante o Comando do Corpo de Bombeiros da PMPR na circunscrição territorial de 136 municípios nos quais estão distribuídas as seguintes unidades subordinadas:

I - 4º Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Cascavel, (41 municípios);

II - 9° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Foz do Iguaçu, (11 municípios);

III - 10° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Francisco Beltrão, (27 municípios);

IV - 12° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Guarapuava, (21 municípios);

V - 2° Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede no município de Pato Branco, (15 municípios);

VI - 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede no município de Umuarama, (21 municípios).

Os trabalhos no 3º CRBM iniciaram-se com 14 Bombeiros Militares, tendo como Primeiro Comandante – o Sr. Ten.-Cel. QOBM Fernando Raimundo Schunig, contando com 5 Oficiais e 08 praças.

Atualmente o efetivo é composto por 06 Oficiais e 09 praças. Tendo como Comandante o Ten.-Cel. QOBM Gelson Marcelo Jahnke o qual assumiu as funções em 10 de março de 2020.