12 horas de combate a incêndio ambiental 20/08/2021 - 00:07

Quartel Central do 5ºGB (19/08/2021) – Hoje, 19 de agosto próximo das 10h30min, o Corpo de Bombeiros em Maringá foi acionado via 193, para um chamado de incêndio em vegetação na região rural entre Ourizona e Água Boa, nas proximidades das plantações da Usina Santa Terezinha.

Foram deslocados, inicialmente, recursos de pequeno porte capazes de transitar em locais de difícil acesso (uma ABS – caminhonete –  na sequência um ABTR – caminhão – com ângulo de entrada mais favorável), para ser possível verificar a situação do incêndio. Logo na chegada da ABS já foi possível identificar que o incêndio tomara grandes proporções, tendo se expandido para aproximadamente 400 hectares de plantações, com frente de fogo de mais de 7km. A partir dessa informação foram acionados mais recursos para o combate. Além disso, já havia recursos da Usina Santa Terezinha, dos municípios de Paiçandu e Ourizona empregados no local.

O vento da manhã espalhou rapidamente o fogo em vários focos que evoluíram de maneira extensa. Uma propriedade que, logo no início, estava no caminho do incêndio, teve seu maquinário e um tanque de diesel atingidos, felizmente sem vítimas. A Oficial de Socorro, deslocou-se, juntamente a caminhões de combate a incêndio, para iniciar os trabalhos com mais equipes.

Por volta de 12h30min iniciou-se o estabelecimento do Sistema de Comando de Incidentes para organizar todo o emprego de recursos na ocorrência, com o Capitão Alexandre assumindo o comando de toda a operação. O oficial sobrevoou o local com a aeronave do BPMOA para verificar os pontos de maior risco e quais frentes de fogo deveriam ser priorizadas no combate. Foi estabelecido o Posto de Comando no posto de combustível de Água Boa, adjacente à estrada que dava acesso à área atingida.

Novamente, devido aos fortes ventos, o fogo estendeu sua área, com frentes de incêndio com mais de 5km em alguns locais. Diversas plantações de milho e cana foram queimadas.
Nas situações de incêndio ambiental de proporções tão grandes é necessário priorizar ações de combate evitando que o fogo se espalhe para uma área maior. Por isso, as frentes de extinção concentram-se em áreas não atingidas para controle do incêndio.

Com todos os recursos no local, foram divididos em equipes que combateram em três pontos críticos até as 18h, extinguindo grande parte do incêndio. Por fim, no início da noite, uma frente de 2km foi combatida ao norte de Água Boa, controlando o incêndio. Foram 1000 hectares de área atingida e mais de 12h de combate.
A fim de manter a segurança, caminhões-pipa foram orientados a serem deixados em pontos estratégicos em Ourizona, Iguatemi e Paiçandu.

Dos recursos do Corpo de Bombeiros, foram empenhados 3 caminhões de combate a incêndio, 3 caminhonetes, 1 viatura do posto de comando, 1 auto-ambulância, também contou com o auxílio da aeronave do BPMOA, além do apoio externo de 3 tratores, 12 caminhões-pipa e um avião.