Acidente envolvendo 3 automóveis 09/08/2021 - 15:56

Campo Mourão - 5ºGB (08/08/2021) - Na última noite de 8 de agosto bombeiros de Campo Mourão foram acionados por volta das 20h, para um acidente envolvendo 3 automóveis, resultando em 5 vítimas, na PR-487 entre os municípios de Iretama e Luisiana na “Ponte Torta”.

Segundo relatos, o veículo 1 (apenas o condutor) invadiu a pista contrária na curva sobre a ponte, colidindo frontalmente com o veículo 2 (condutor e passageira), ambos os veículos ficaram parados transversalmente ao fluxo da rodovia. O veículo 3 (condutor e passageira), que trafegava no mesmo sentido do veículo 2, não conseguiu reduzir a velocidade a tempo e atingiu os dois veículos já acidentados.

A ponte é conhecida por ser ponto frequente de acidentes, já não há mais mureta ou guardrail no local.

O veículo 2, por muito pouco, não caiu  de altura aproximada de 25m), o eixo traseiro ficou no limite sobre a ponte, tendo sua traseira projetada para fora.

Na chegada do local, após avaliação rápida, foi priorizada a retirada da passageira do veículo 2 com encarceramento mecânico (impedida de sair por si só do veículo devido à dano na estrutura), pois apresentava lesões graves. Foi realizada a estabilização e a ancoragem do veículo com fitas e catracas para garantir a segurança das equipes antes do resgate. Após isso, foi realizada a remoção em ângulo 90º dessa vítima. A situação em que o veículo se encontrava na ponte, com risco de queda, não possibilitou a remoção em ângulo zero. O motorista desse veículo, com encarceramento tipo físico I (lesões presentes na vítima que impedem sua saída por seus próprios meios), já estava em óbito na chegada do socorro.

Deu-se, então, início ao desencarceramento do motorista do veículo 1 com encarceramento tipo físico II (presa por parte do seu corpo às ferragens). A porta estava afastada apenas 40 cm da porta do veículo 3, servindo como anteparo, o que  dificultou o resgate. Foi realizada a remoção total do teto, de ambas as portas do lado do condutor e da coluna B. Além do rebatimento do painel utilizando duas ferramentas de forma simultânea nas laterais do veículo. O resgate dessa vítima durou cerca de 50min e durante o desencarceramento houve um princípio de incêndio no veículo, rapidamente controlado pelo bombeiro com a linha preventiva, não havendo prejuízo considerável.

O condutor e a passageira do veículo 3 estavam com lesões leves, um deles recusou atendimento, enquanto a outra foi transportada com dores no peito e um entorse no tornozelo.

Ainda, em apoio à PRE, foi realizada pelo CB a remoção dos veículos da pista com ajuda de cabos, fitas e catracas, além da lavagem da pista e depósito de terra para absorver o excesso de óleo e combustível derramados.

A ocorrência se estendeu até às 23h15min.

Foram empregados 2 caminhões de resgate, 2 ambulâncias e uma caminhonete de resgate, um total de 9 bombeiros, além do suporte médico.