Solenidade 109 anos CBPR no 5º GB 29/10/2021 - 15:21

Quartel Central 5º GB (29/10/2021) – No dia 29 de outubro, celebramos em Maringá uma solenidade alusiva ao aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, comemorado em 8 de outubro.

Contando com a presença do Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel QOBM Gerson Gross, do Vice-Prefeito Edson Scabora, do Deputado Federal Enio Verri, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Maringá, Vereador Mário Verri e demais autoridades recebidas pelo Tenente-Coronel QOBM Adriano Barbosa, Respondendo pelo Comando do 2º CRBM e Comandante do 5º GB, foram entregues as certificações aos operadores da Auto Plataforma Mecânica Bronto Skylift para os militares:
Capitão QOBM Cezar Perdoncini
2º Ten. QOBM Alexsandro de Siqueira Boni
1º Sargento QPM 2-0 Claudio da Silva Pessoa
Sd. QPM 2-0 Dorival Graciano Junior
Sd. QPM 2-0 Amilton Figueira Junior

Foram, também, entregues machados representativos como lembranças aos militares que foram para a reserva no ano de 2021, Subtenente BM RR Lourival, 2º Sargento BM RR Pateis e 3º Sargento BM RR Berwald.

Por fim, na cerimônia de entrega de medalhas, o Ten-Cel. BM RR Cortez e o Subtenente BM RR Rui foram agraciados com a Medalha Mérito de Ensino Bombeiro Militar. O 3º Sargento BM Bruno recebeu a Medalha de Operações de Incêndios Florestais. E, de maneira inédita, foram concedidas as Medalhas de Mérito do 5º GB, aos Subtenentes BM da Reserva:
Subtenente BM RR Carlos Ortegas;
Subtenente BM RR Damião Motta;
Subtenente BM RR Nelson Ceolim;
Subtenente BM RR Mario Beloti;
Subtenente BM RR José Nivaldo Miosso;
Subtenente BM RR Valdemar Mansano;
Subtenente BM RR Joaquim do Carmo;
Subtenente BM RR Arivaldo Marques Godinho;
Subtenente BM RR José Pereira Primo;
Subtenente BM RR Walcir Tomaz da Silva.

Finalizando com o desfile da tropa em continência ao Excelentíssimo Coronel Gross, a solenidade homenageou militares que se destacaram pelo seu empenho no aprendizado técnico, pelos anos dedicados à Unidade, pelo destaque no serviço operacional, área de instrução, culminando na homenagem aos militares da reserva com a condecoração que reconhece o valor que tiveram no passado, ajudando a escrever o futuro e abrilhantando nosso presente.