Trabalhador da construção civil sofre queda de 4 metros de altura dentro de reservatório de água em Maringá 07/04/2022 - 16:47

Quartel Central do 5ºGB (07/04/2022) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros e o Samu Norte Novo foram acionados às 14h48min da quarta-feira (06) para atender um trabalhador que caiu de 4 metros de altura no interior de um reservatório de água em construção em indústria localizada na Rua Pioneiro José Francisco, Jd. Porto Seguro em Maringá. De imediato, foram enviados ao local pelo Corpo de Bombeiros um caminhão de salvamento e uma caminhonete de gestão, e pelo Samu uma ambulância e um suporte avançado de vida.

No local, as equipes verificaram que um reservatório (caixa d´água) de concreto estava em construção, parte do sistema de hidrantes da indústria. Com 16 metros de altura, o acesso ao seu interior era exclusivamente pelo topo, após ascensão por escada da própria estrutura. Lá dentro, andaimes instalados permitiam a progressão no trabalho de construção civil, desde o solo até a extremidade superior. Foi, assim, segundo relatos, que o homem de 28 anos, acabou sofrendo a queda em torno de 4 metros do solo. Diante do cenário complexo, um segundo caminhão de salvamento foi acionado para potencialização dos recursos humanos e materiais.

Enquanto as ações de salvamento se processavam, a equipe do Samu, por meio de um orifício do encanamento do reservatório, conseguiu avaliar a vítima de forma a compreender se havia risco imediato à sua vida. Verificaram que o homem de aproximadamente 30 anos, estava consciente, orientado, com trauma em face e crânio, e um sangramento em uma das pernas.

O acesso da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros deu-se por rapel. A vítima foi reavaliada, teve sua coluna imobilizada em dispositivo que permitisse o seu içamento (cinto IMMO), suas lesões foram tratadas conforme atendimento pré-hospitalar, com cruzamento de informações com o suporte avançado de vida que estava do lado de fora da estrutura. Na sequência, com a montagem de um sistema de multiplicação de forças utilizando-se de polias e outros materiais, a vítima foi trazida à superfície da caixa d´água. Lá, foi novamente reavaliada, substituído o cinto IMMO pela prancha rígida e preparada para a descida final.

Neste ínterim, a plataforma mecânica de salvamento foi acionada. Com seu emprego, a vítima foi trazida ao solo em segurança, diretamente para a maca da ambulância do Samu, onde recebeu, então, o suporte avançado de vida. Seu destino final foi o Hospital Bom Samaritano.

Fotos e vídeos: https://photos.app.goo.gl/WaWPoXSpXjka9DXx6
Créditos: Corpo de Bombeiros