Histórico - 7º GB - Colombo

Histórico 7ºGB

O 7º Grupamento de Bombeiros foi criado em 2010 através do Decreto nº 8529 de 13 de outubro, e foi inaugurado em 5 de abril de 2011, passando o Posto de Bombeiros do Cabral a ser a primeira sede da unidade, ficando responsável pela área norte de Curitiba e 14 municípios da Região Metropolitana norte.

Houve então uma nova estruturação de efetivo, viaturas e demais recursos a fim de melhor atender a população com alta qualidade na resposta às ocorrências, bem como no serviço de prevenção contra incêndio e pânico.

Passou ainda pela Estadualização / Militarização dos Postos de Bombeiros de Almirante Tamandaré, Colombo e Campina Grande do Sul resultando na aproximação do Corpo de Bombeiros às comunidades locais e facilitando aos contribuintes o acesso aos serviços de vistoria, análise de projetos e plantão técnico.

Recentemente com a assinatura do Decreto nº 5801 de 28 de setembro de 2020, o 7º Grupamento de Bombeiros passou a ser responsável pela prevenção e combate a incêndio, busca e salvamentos e ações de defesa civil nos municípios de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Balsa Nova, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.