HISTÓRICO 9º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - SEDE EM FOZ DO IGUAÇU
A Lei Municipal nº 817, de 14 de abril de 1975, autorizava a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu a firmar convênio com o Estado do Paraná, a fim de criar uma unidade do Corpo de Bombeiros na Terra das Cataratas.
Em 13 de agosto de 1976 é criada a 5ª Seção de Combate a Incêndio do 2º Grupamento de Incêndio, este com sede na cidade de Ponta Grossa. A 5ª Seção é o primeiro aquartelamento do Corpo de Bombeiros na cidade de Foz do Iguaçu, fundado no bairro Maracanã.
Alguns meses depois, em 25 de Outubro de 1976, a Lei nº 913 cria o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM).
Em 1985, em todo o Estado do Paraná, houve uma grande reestruturação administrativa no Corpo de Bombeiros. Assim, Foz do Iguaçu deixa de pertencer à região de Ponta Grossa e passa a pertencer à Cascavel.
Em 2 de setembro do mesmo ano, através de convênio entre o Estado do Paraná e a Infraero, é estabelecido o Posto do Aeroporto, onde foram alocadas três viaturas de combate a incêndio, sendo duas para atendimento interno do aeroporto e uma para atender a região leste da cidade.
Com o aumento populacional e o fluxo demográfico intenso por parte dos trabalhadores que moravam na periferia de Foz do Iguaçu, mas se deslocavam aos bairros próximos à Ponte da Amizade para trabalhar durante o dia, viu-se a necessidade da instalação de um quartel que atendesse a região de comércio fronteiriço. Em 1988 foi criado o Posto de Bombeiro (PB) Vila Portes, abrangendo a região oeste da cidade de Foz do Iguaçu.
Estudos foram feitos pelo comando de Foz do Iguaçu para a implantação de um novo PB. O intuito era que o novo quartel ficasse localizado numa região com densidade demográfica considerável, além de atender à demanda de ocorrências. Foi escolhido, então, o local que atendesse as regiões leste e nordeste do município, sendo instalado o PB São Francisco no ano de 1992.
Alguns meses depois, no mês de agosto, bombeiros-militares estavam num treinamento para a Operação Verão no Grêmio Recreativo, Esportivo e Social de Foz do Iguaçu (GRESFI) quando o Sd. Vanderlei Rissardi, ao sair da piscina, sofreu uma eletroplessão, vindo a óbito no local, mesmo após tentativa de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Como forma de homenagem póstuma, o PB São Francisco leva o nome do referido militar.
As instalações onde hoje se encontra a sede do PB Juscelino Kubistchek (JK) pertenciam ao IBC (Instituto Brasileiro do Café) e, de 1989 a 1993 ficaram abandonadas após a extinção do mesmo, sendo utilizadas por pessoas que agiam de má fé perante o patrimônio e a vida no centro da cidade.
Após um incêndio na edificação, em 1993, por iniciativa do Gestor Municipal, o Corpo de Bombeiros tomou posse do local no intuito de solucionar o problema de violência e segurança da região, visto que o local era utilizado para fins os quais não eram de uso legal.
Em março de 1995 o 2º SGI do 4º GI foi elevado a 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI). A reestruturação se deu a nível estadual e, a partir disso, Foz do Iguaçu passou a ter autonomia regional, abrangendo 10 cidades da região oeste do Paraná.
No ano de 1996 foi criado o PB Vila A em instalações pertencentes à Itaipu Binacional, com o intuito de atender a região norte do município. Em 12 de maio de 1997 foi assinado um contrato de comodato. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros passou a utilizar a estrutura física de posse da referida empresa.
Com o declínio do comércio fronteiriço, maior rigor na fiscalização na fronteira e perda do poderio econômico na região, houve o fechamento de muitos comércios e o fluxo de pessoas diminuiu. Considerando-se todos esses fatores, além da proximidade com o quartel da Vila A, o PB Vila Portes foi desativado em 2003.
No ano de 2004 a Itaipu Binacional faz a doação das instalações do PB Vila A ao Estado do Paraná, com finalidade de uso pelo Corpo de Bombeiros do município.
Em 16 de abril de 2010, a União doa a estrutura física do PB JK ao Estado do Paraná. Em 29 de dezembro do mesmo ano, através do decreto 9.163, o, então, 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente foi elevado a 9º Grupamento de Bombeiros (GB), tendo como sede administrativa o supracitado PB.
Em 1999 ocorreu o primeiro passo para atendimento a princípios de incêndio no município de Santa Helena através da aquisição de um caminhão pipa pela Prefeitura.
POSTO DE BOMBEIROS SANTA HELENA (3ªSB/2ºSGB/9ºGB).
Em 2006, o Governo Estadual e a Prefeitura firmaram o convênio estabelecendo o Posto de Bombeiro Comunitário (PBC) de Santa Helena, iniciando assim o serviço de Bombeiros Comunitários com a supervisão do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná (CBPMPR), além da formação de 12 Agentes de Defesa Civil (ADC).
Em 12 de Dezembro de 2008 o aquartelamento do PBC foi finalizado e houve sua inauguração efetiva.
Dez anos após, em 2018, houve a militarização do Posto de Bombeiros de Santa Helena, compondo a 3ª SB/2ºSGB/9º GB. Neste lapso, ocuparam o aquartelamento, em conjunto com os ADC, os agentes de saúde do SAMU e funcionários de órgãos da administração pública municipal, sendo que - somente em 2019 - as instalações foram efetivamente ocupadas apenas pelos Bombeiros Militares e ADC.
Mesmo após a militarização do Posto de Bombeiros (PB), permanece o convênio do Programa Brigada Comunitária, sendo que a guarnição atualmente é híbrida composta por bombeiros militares e Agentes de Defesa Civil.
PB Santa Helena em 2008
POSTO DE BOMBEIROS SANTA TEREZINHA DE ITAIPU (3ªSB/2ºSGB/9ºGB).
As atividades do Corpo de Bombeiros em Santa Terezinha de Itaipu tiveram início em 15 de dezembro de 2000, com a Inauguração do Posto de Bombeiro Comunitário de Santa Terezinha de Itaipu, com sede na rua Renato Montemezzo nº 40 – Centro. Foi uma parceria entre Prefeitura Municipal e a Polícia Militar do Paraná visando de estender as ações de Corpo de Bombeiros no Município. Nessa época, o efetivo era de 7 (sete) bombeiros-militares.
Em 22 de janeiro de 2001, o Corpo de Bombeiros abriu um curso para a formação dos bombeiros comunitários de Santa Terezinha de Itaipu, sendo que as aulas foram ministradas no Colégio Estadual Nossa Senhora do Carmo. A primeira turma de bombeiros comunitários do Município formou-se em 6 de abril de 2001 e disponibilizou 28 recém formados para auxiliar nas atividades da Unidade.
Todavia, como não havia contrato empregatício entre os voluntários, a partir do ano de 2002 todas as atividades passaram a ser desenvolvidas somente por bombeiros-militares.
A inauguração da sede definitiva do Corpo de Bombeiros da PMPR, com sede na Rua São Paulo, 1585 – Parque dos Estados, foi realizada em 22 de dezembro de 2008, como a 3ª Seção de Bombeiros do 2º SGB (nesta época, sede em Medianeira).
No ano de 2015 desenvolveu-se uma Nova Rearticulação do Corpo de Bombeiros no Paraná, ocasionando alteração da formatação do Corpo de Bombeiros em Santa Terezinha de Itaipu, o qual deixou de ser subordinado ao CB de Medianeira (o qual passou a ser denominado 3º SGB) e tornou-se a 2ª Seção de Bombeiros do 2º SGB (sede em Foz do Iguaçu, no Aeroporto Internacional das Cataratas).
idades do Corpo de Bombeiros em Santa Terezinha de Itaipu tiveram início em 15 de dezembro de 2000, com a Inauguração do Posto de Bombeiro Comunitário de Santa Terezinha de Itaipu, com sede na rua Renato Montemezzo nº 40 – Centro. Foi uma parceria entre Prefeitura Municipal e a Polícia Militar do Paraná visando de estender as ações de Corpo de Bombeiros no Município. Nessa época, o efetivo era de 7 (sete) bombeiros-militares.
Em 22 de janeiro de 2001, o Corpo de Bombeiros abriu um curso para a formação dos bombeiros comunitários de Santa Terezinha de Itaipu, sendo que as aulas foram ministradas no Colégio Estadual Nossa Senhora do Carmo. A primeira turma de bombeiros comunitários do Município formou-se em 6 de abril de 2001 e disponibilizou 28 recém formados para auxiliar nas atividades da Unidade.
Todavia, como não havia contrato empregatício entre os voluntários, a partir do ano de 2002 todas as atividades passaram a ser desenvolvidas somente por bombeiros-militares.
A inauguração da sede definitiva do Corpo de Bombeiros da PMPR, com sede na Rua São Paulo, 1585 – Parque dos Estados, foi realizada em 22 de dezembro de 2008, como a 3ª Seção de Bombeiros do 2º SGB (nesta época, sede em Medianeira).
No ano de 2015 desenvolveu-se uma Nova Rearticulação do Corpo de Bombeiros no Paraná, ocasionando alteração da formatação do Corpo de Bombeiros em Santa Terezinha de Itaipu, o qual deixou de ser subordinado ao CB de Medianeira (o qual passou a ser denominado 3º SGB) e tornou-se a 2ª Seção de Bombeiros do 2º SGB (sede em Foz do Iguaçu, no Aeroporto Internacional das Cataratas).