Solenidade de Formatura dos Guarda-Vidas Civis 2020/2021 - Costa Extremo Noroeste 25/02/2021 - 10:48

Na data de 25 fev. 21, na sede do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí, foi realizada a solenidade alusiva à formatura dos 11 (onze) novos guarda-vidas civis formados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.

Para ingressar no curso, os guarda-vidas civis (GVCs) passaram por uma seleção, por meio de testes físicos (natação e corrida). Após ingressarem, foram ministradas 150 horas-aula de disciplinas teóricas e práticas, como Salvamento Aquático, Busca de Vítima Recém-submersa, Primeiros Socorros para Vítimas de Incidentes em Meio Líquido, Doutrina Militar e Conduta GVC, etc., para a capacitação dos então alunos.

Por fim, quando aptos na primeira fase teórico-prática, participaram da Operação Verão Costa Extremo Noroeste como fase de estágio remunerado, totalizando 200 horas-aula de estágio e 350 horas-aula total de curso.

Hoje, os formandos, que vieram de várias cidades do noroeste paranaense (Porto Rico, Terra Rica, Marilena e Paranavaí), passam a ser certificados para exercer a função de guarda-vidas, aptos pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, podendo participar das próximas operações, em conjunto com vossa Instituição.