Brasão CEI

Art. 1º O art. 1º da Portaria CG nº 706, de 28 de maio de 2008 (Cria os Brasões de Armas do Comando do Corpo de Bombeiros), fica acrescido do inciso V, com a seguinte redação:

“V - Centro de Ensino e Instrução (CEI): escudo português; em campo de blau, esfera armilar, composta de um globo e de uma torre representativa do CEI com a expressão ao alto “CORPO DE BOMBEIROS” e abaixo “PARANÁ – 1964”; machados cruzados e tocha em ouro, livro aberto de argenta em fundo de gules com a expressão em latim “Alienam vitam et bonna salvare”; dois ramos vegetais de sinople, sendo um de mate e outro de pinheiro, envoltos pela inscrição “CENTRO DE ENSINO E INSTRUÇÃO” de um lado e, de outro, “PRESIDENTE CARLOS CAVALCANTI”. Como timbre, faixa em arco de sable contornada de ouro com a designação abreviada “CEI” no mesmo metal. Modelo anexo V.”

Art. 2º O art. 3º da Portaria CG nº 706, de 28 de maio de 2008, fica acrescido dos incisos XXVII usque XXIX, com a seguinte redação:

“XXVII - globo: simboliza a universalidade e o formato moderno a ser adotado no ensino do CEI: foco no local, mas com uma visão do contexto global;

XXVIII - livro: representa a busca pelo conhecimento e a perpetuação do saber, essência do ensino.

XXIX - torre: símbolo de fortificação, representando desafio, segurança e visibilidade, além de apontar o caminho certo. Referência histórica do CEI, representa a torre existente na Unidade desde 1962, ano em que foi construída pelo antigo Departamento de Águas e Esgotos.”

BRASÃO E TIMBRE DO CENTRO DE ENSINO E INSTRUÇÃO

brasao cei