Área de Atuação

O GOST está capacitado a atuar em todo o território do Estado do Paraná, no atendimento à buscas de pessoas em meio líquido, buscas terrestres e vendavais, enchentes e outras ocorrências típicas de serviços de bombeiros.

Em 2008 foi também empregado fora do Estado, participando no resgate de vítimas de alagamentos em Santa Catarina.

Em 2009 na busca de vítimas devido aos rompimento da Barragem de Algodões no Piauí.

Em 2010 foi novamente acionado para servir de ponta-de-lança da tropa enviada para auxílio ao município de Sengés, que se encontrava em estado de calamidade devido a enchentes que destruíram os acessos por rodovias e das telecomunicações, ao acessar o local, além de providenciar a busca das cinco vítimas. Providenciou também o acesso às equipes de manutenção para reestabelecimento do contato telefônico com município.

Em 2011 atuou em apoio ao 8º Grupamento de Bombeiros em resposta à calamidade que deixou comunidades dos municípios da planície litorânea isolados. Também neste ano atuou na calamidade que atingiu a cidade de Cerro Azul, em apoio ao 7º Grupamento de Bombeiros, sendo responsável pelo acesso a comunidades que ficaram isoladas pela queda de pontes sobre o Rio Ribeira.