2° Grupamento de Bombeiros - Ponta Grossa

Brasão do 2° Grupamento de Bombeiros - Ponta Grossa

O 2° Grupamento de Bombeiros é a unidade responsável pela região de Ponta Grossa.

2° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - PONTA GROSSA
Praça Roosevelt, 43
CEP 84010-690 - Ponta Grossa - PR - MAPA

Área de Atuação

2º Grupamento de Bombeiros está presente em 18 municípios da região dos Campos Gerais, atendendo aproximadamente 800.000 pessoas e cobrindo uma área de mais de 25.000 km² de extensão.

Contamos na nossa área de atuação, com quartéis do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Ponta Grossa (4 unidades de atendimento: Quartel Central, Posto Nova Rússia, Posto Uvaranas e Posto Distrito Industrial).

Estamos presentes com outras unidades militares nas cidades de Telêmaco Borba, Castro, Jaguariaíva e Palmeira.

Além das unidades militares, atendemos a população com os Postos de Brigada Comunitária nos municípios de Carambeí, Tibagi, Reserva, Piraí do Sul e Arapoti.

Mapa de atuação do 2º Grupamento de Bombeiros

Notícias do 2º GB Ponta Grossa

Missão

A missão do 2º Grupamento de Bombeiros é "proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio, promovendo desenvolvimento social responsável e seguro" na sua área de atuação.

Contem sempre conosco, estamos 24 horas por dia e 7 dias por semana disponíveis pelo telefone de emergência 193.

Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

NÓS SALVAMOS VIDAS.

Estrutura

O 2o Grupamento de Bombeiros tem sede em Ponta Grossa, onde possui quatro quartéis (Posto Central, Posto Nova Rússia, Posto Uvaranas e Centro de Capacitação Técnica). Além disso, possui subunidades militares em outros municípios na região dos Campos Gerais (Palmeira, Telêmaco Borba, Castro e Jaguariaíva). Cada quartel possui estrutura para manter o serviço operacional e administrativo necessários ao atendimento da população.

quartel central

Viaturas e Equipamentos

Auto Bomba Tanque Resgate - ABTR.
É um Viatura das mais equipadas utilizadas pelo Corpo de Bombeiros. Ela possue capacidade operacional de combate a incêndios e resgates em diversas situações: salvamento em altura, resgate veicular, corte de árvore, dentre outras.

Auto Bomba Tanque - ABT.
É uma Viatura geralmente utilizada como apoio, pois possui um tanque de água com maior capacidade e é utilizado nas operações de combate a incêndio destinado ao transporte e abastecimento de água.

Auto Ambulância - AA.
Viatura utilizada no atendimento pré-hospitalar que visa prestar os socorros de suporte básico da vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação.

Auto Busca e Salvamento - ABS.
Viatura que conta com tração 4x4, é equipada com guincho, sendo utilizada em diversos tipos de atendimento, tanto apoio às guarnições de socorro, quanto a ocorrências em locais de difícil acesso.

Auto Posto de Comando - APC
Viatura utilizada para ações de Defesa Civil e ocorrências de grande vulto, onde haja a necessidade de gestão em ocorrências de maior duração. Em seu interior os militares dispõem de mesas e cadeiras, sistema de iluminação e tomadas.

Auto Transporte de Pessoal - ATP
Viatura utilizada para apoiar o serviço administrativo e de fiscalização em vistorias.

Auto Transporte Coletivo - ATC
Viatura podendo ser uma van, microonibus ou onibus com mais de 8 lugares destinada ao transporte dos bombeiros para instruções, cursos ou ate mesmo ocorrências que dependam de grande efetivo.

Endereços e Contatos

CORPO DE BOMBEIROS DE PONTA GROSSA

Posto Central

Endereço: Praça Roosevelt, 43 - Centro