Grupo de Operações de Socorro Tático - GOST

Brasão do Grupo de Operações de Socorro Tático - GOST

O Grupo de Operações de Socorro Tático - GOST realiza o atendimento das situações envolvendo as atividades de Busca e Salvamento, como primeira resposta para Curitiba e Região Metropolitana, e como apoio a todas as unidades do Corpo de Bombeiros  no Estado do Paraná.

GRUPO DE OPERAÇÕES DE SOCORRO TÁTICO - GOST
Rua Fortaleza, 1000 - Cajuru
CEP 82930-230 - Curitiba - PR - MAPA
E-mail: gost-g5@bm.pr.gov.br

Acompanhe nossas redes sociais

FB

Área de Atuação

Operações Aquáticas

CMAUT

Operações com Cães

Operações Terrestres

CCSM

CBREC

Negociação em Crises Bombeiro-Militar

CNCBM

Notícias do Grupo de Operações de Socorro Tático

Apresentação

O serviço especializado de Busca e Salvamento no Estado do Paraná vem de longa data, com a participação em uma série de ocorrências importantes ao longo da história.

Ao longo do processo de consolidação deste serviço especializado, teve várias denominações e fases históricas as quais são apresentadas a seguir.

O Serviço de Salvamento e Proteção (1956-1964)

Criado em 1o de março de 1956, com a publicação do Boletim no 52, o Serviço de Salvamento e Proteção, conhecido como SSP, foi o primeiro grupamento com atribuições específicas dentro do Corpo de Bombeiros, o qual era atribuído o atendimento dos chamados para salvamento nas seguintes situações:

Fica  criado nesta corporação o SERVIÇO  DE SALVAMENTO E PROTEÇÃO, em caráter provisório, tendo as seguintes atribuições:

A) Atender a chamados para salvamento nos seguintes casos:

• Afogamentos;
  • Desabamentos;
  • Desastres  de  trânsito;
  • Salvamentos nos telhados;
  • Salvamento nas escavações;
  • Salvamento de pessoas sob a ação de um choque elétrico;
  • Salvamento de animais;
  • Em casos  de  asfixia;
  • Acidentes com  alpinistas;
  • Procuras florestais;
  • Em caso de enguiço de elevadores.

B) Atender a chamados de proteção nos seguintes casos:

• Em caso de incêndio;
  • Em caso de inundações;
  • Em casos de árvores, muros ou casas que ofereçam perigo de vida;
  • Proteção de balneários;
  • Nos demais casos que ofereçam perigo de vida.

Primeiro desfile da SSP, em 2 de julho de 1956, na Avenida Visconde de Guarapuava

Primeiro desfile em que o SSP participou, realizado em 2 de junho de 1956,  na Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba.

A continuidade do Serviço de Salvamento e Proteção veio com a criação do Serviço de Busca e Salvamento no ano de 1964.

Das ocorrências marcantes que o então SBS participou do atendimento, uma que merece bastante destaque, foi a queda de uma aeronave com 25 ocupantes, da empresa Sadia, em local que hoje conhecemos como Morro do Carvalho, no dia 3 de novembro de 1967, onde foram resgatados sobreviventes.

O Grupamento de Busca e Salvamento (1976-1994)

Unidade saudosa e icônica da história do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, criada em 8 de janeiro de 1976, através de uma alteração na Lei de Organização Básica da PMPR, foi incumbido das missões de Busca e Salvamento no Estado do Paraná.

Era organizado em duas seções, a Seção de Busca e Salvamento Terrestre e a Seção de Busca e Salvamento Aquático, e sempre foi muito reconhecido pelo uniforme característico, da cor laranja, que é internacionalmente reconhecida e utilizada por equipes de Busca e Salvamento.

Brasão do GBS

O Grupamento de Busca e Salvamento representou o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná em inúmeras ocorrências de vulto, das quais destacamos as grandes enchentes e alagamentos que afetaram a cidade de União da Vitória no início da década de 90.

Teve o encerramento de suas atividades no ano de 1994, devido a modernizações na estrutura do Corpo de Bombeiros na época.

Le Defi GBS

O Grupo de Operações de Socorro Tático

Criado através de Portaria do Comando Geral, no ano de 2006, o Grupo de Operações de Socorro Tático, surgiu em sua criação com as seguintes atribuições institucionais:

I - busca e salvamento em ambiente de floresta;

II - busca e salvamento em ambiente de montanha;

III -busca e salvamento aquático;

IV - operações de defesa civil;

V - apoio às OBMs em grandes incêndios urbanos, industriais e florestais;

VI - operações aéro-táticas;

VII - mapeamento de áreas de risco;

VIII - apoio a OPMs no cumprimento de suas missões em atividades correlatas às do Corpo de Bombeiros;

IX - apoio a outros órgãos;

X - operações especiais a critério do Comando do Corpo de Bombeiros.

Primeira instrução do GOST - Morro do Canal

Atualmente o Grupo de Operações de Socorro Tático realiza o atendimento das situações envolvendo as atividades de Busca e Salvamento, como primeira resposta para Curitiba e Região Metropolitana, e como apoio a todas as unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Brasão

A heráldica do brasão do Grupo de Operações de Socorro Tático reflete o propósito desta unidade especializada do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, sendo composto por:

Escudo português em campo de gules ou vermelho, significado das virtudes a caridade e das qualidades seculares a valentia, o atrevimento, a vitória, a generosidade e o vencimento sem sangue, contendo um raio negro, descendo em linha de partição esquerda para a direita do escudo, separando-o em dois campos que indica o pronto e rápido atendimento, os poderes e a potência (Guelfi).

No campo transverso superior direito do escudo encontra-se uma rosa dos ventos em cor prata, a estrela reluzente com quatro pontas principais, representando os quatro pontos cardeais, e quatro pontas secundárias, representando os pontos colaterais) com significado das ações planejadas e realizadas com integridade e firmeza de propósito, obediência, rigor e honestidade às ordens

No campo transverso inferior esquerdo, uma cruz em ouro, significando a ação de socorro a vida humana em toda a sua nobreza, sendo a maior riqueza a ser protegida.

Brasão