Falece o querido médico Dr. Jorge Karigyo 09/07/2020 - 08:10

Médico Jorge Karigyo, amigo do 5º GB e pai da 2o Tenente Bombeira Militar Hannah Yuri, faleceu ontem (08/07/20) em decorrência da Covid-19


Quartel Central do 5ºGB, 09/07/2020 – Faleceu em Maringá, na tarde desta quarta-feira (08), o médico Dr. Jorge Karigyo, 62, vítima da Covid-19, após dias internado lutando contra a doença. Ele é pai da bombeira militar 2o Tenente Hannah Yuri Andrade Karigyo, que atualmente trabalha na Seção Operacional de Maringá (1oSGB/5oGB). 

Profissional amigo do 5o Grupamento, sempre esteve pronto a ajudar em situações que envolvessem a saúde dos bombeiros militares ou a de seus familiares. Dentre as inúmeras histórias que pudemos coletar com o efetivo, destaca-se uma que ocorreu logo quando começou a clinicar em Maringá: atendeu a um bombeiro militar, e com seu próprio veículo levou-o ao hospital para o internamento. Relatos de apoio são incontáveis. Sempre extremamente generoso, realizou infindáveis consultas gratuitas a bombeiros militares que o procuravam, recebendo-os com sorriso estampado e com bom humor. Aliás, essas eram apenas as primeiras impressões repassadas por este profissional conhecido especialmente pela sua bondade, humanidade, solidariedade, humildade e carinho no trato com todos aqueles que já foram ajudados e atendidos por ele. 

Médico do município, “Dr. Jorge”, como era conhecido, trabalhava na UPA Zona Sul e outros hospitais de Maringá e região. Mesmo diante do grande perigo trazido pela pandemia, enfrentou os riscos de forma muito nobre, fazendo o que mais gostava: salvando vidas! Firme na linha de frente, ajudando o próximo em meio ao caos,  mostrou mais uma vez a grandeza e força de seu valores, que sempre o fizeram tão  honrado e querido por todos. No seu ambiente familiar, como chefe de família, Jorge repetia a sua virtude e sucesso de forma graciosa, arrastando sua família pelos trilhos do bem, através do bom exemplo, mostrando suas qualidades e princípios. Conhecendo seus filhos, e de forma mais próxima a sua filha Hannah, que faz parte deste Grupamento, sendo símbolo de força, garra, profissionalismo, honestidade, solidariedade, bondade e alegria, é fácil perceber o sucesso do belo trabalho realizado também como pai.

Nosso querido Doutor, parte levando consigo o imenso carinho e consideração de uma multidão de admiradores, composta  por bombeiros, pacientes e profissionais da saúde, que além de seus amigos e familiares, também tiveram a alegria de cruzar o seu caminho e conhecê-lo. Além do seu doce legado, e do valioso exemplo de ser humano e homem que foi, Dr. Jorge Karigyo deixa por aqui, um sentimento apertado, que mistura saudade com gratidão, no coração de cada um que o conheceu, e que será lembrado para sempre por seu sorriso sincero. 

Deixamos nossas mais sinceras condolências e total apoio à Família Karigyo, nesse momento tão difícil. E desejamos que a paz possa tomar o lugar da tristeza que aflige vossos corações. E, registramos também nossos profundos agradecimentos aos profissionais de saúde que cuidaram deste guerreiro durante sua luta contra a Covid-19. Muito obrigado!


Fotos: Relatos de Bombeiros Militares e Redes Sociais.