Dia Nacional do Bombeiro. 02/07/2020 - 11:30

Dia Nacional do Bombeiro

Em 2 de julho de 1856, Dom Pedro II assinava o decreto n° 1.775, que dava regulamento para o Serviço de Extinção de Incêndios, iniciando uma linda história sobre os Bombeiros no Brasil que ainda hoje escrevemos.

Ser bombeiro é muito mais do que buscar um simples emprego, é preciso ter vontade de ajudar nas horas mais desesperadoras, renunciando a própria vida, se necessário for, para salvar a do próximo.

É manter-se pronto e preparado a todo momento, seja onde for, para atuar em salvamentos, combate a incêndios e buscas, nos mais variados terrenos.

É lutar contra e ao mesmo tempo ter a ajuda dos elementos fundamentais da natureza no cumprimento de nossa missão.

Para comemorar a data o 12º Grupamento de Bombeiros realizou uma solenidade restrita para homenagear os Bombeiros Militares que se destacaram no ano de 2020. Bombeiros que merecem o reconhecimento por parte do Comando e de todo o efetivo da Unidade pela competência, eficiência e dedicação demonstrada nos serviços prestados, sejam eles na parte administrativa ou operacional.

O ano de 2020 tem sido um ano atípico para todos nós, mas esta data não poderia deixar de ser comemorada tendo em vista os mais de 160 anos de história em prol da população brasileira, nunca deixando de ajudar o próximo. Por mais difícil que possa parecer a missão, o Bombeiro sempre estará lá para ajudar.

Na atual pandemia que enfrentamos, o Corpo de Bombeiros tem se dedicado ainda mais para realizar com eficiência a sua missão, seja ela no atendimento operacional ou na busca por soluções visando a proteção dos bombeiros militares que necessitam estar 24 horas por dia e sete dias por semana, prontos para o atendimento da população.

As soluções encontradas só se tornaram realidade pela parceria existe entre o Corpo de Bombeiros, Instituições, empresas privadas e voluntários, que se mostraram sempre disponíveis e concentraram seus esforços para auxiliar o próximo, seja com a confecção de máscaras, doação de álcool, materiais, alimentos e outros inúmeros tipos de ajuda.

Esta parceria demonstra a confiança que a sociedade tem no Corpo de Bombeiros, e nos traz mais responsabilidade para continuarmos firmes no propósito de ajudar o próximo.

Parabéns a todos os Bombeiros do Brasil pelo seu Dia!