Homenagens e entrega de equipamentos marcam o Dia Nacional do Bombeiro 03/07/2019 - 08:53

Militares estaduais e civis foram condecorados na cerimônia que comemorou o Dia Nacional do Bombeiro, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros em Curitiba, nesta terça-feira (02/07). Houve a entrega de quatro medalhas, dentre elas a medalha Carlos Cavalcante de Albuquerque, maior honraria da instituição. O Vice-Governador do Paraná, Darci Piana, e o Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, participaram do evento, e entregaram novas viaturas à instituição.

“O trabalho dos bombeiros é extraordinário e incansável, merece respeito e consideração do Governo do Paraná. Vemos a necessidade de novos equipamentos e de tecnologia para que eles possam fazer um trabalho ainda melhor”, declarou o vice-governador do Estado, Darci Piana.

Além das viaturas, na cerimônia, foram entregues dois (dos 14) caminhões Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), equipadas com material de combate a incêndios urbanos e florestais e também para salvamentos terrestres, aquáticos e em altura. O restante será entregue pelo Governo do Estado ao Corpo de Bombeiros até o fim do ano.

001

A instituição também recebeu a primeira das três plataformas Skylift, que serve para o auxilio no combate a incêndios em grandes alturas. “Para dar melhores condições de trabalho aos bombeiros militares, é que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, busca investimentos em materiais, equipamentos e pessoas”, afirmou o coronel Romulo Marinho Soares, Secretário de Segurança Pública.

As plataformas contam com escada e tanque de água de 4 mil litros e foram adquiridas pela Bronto Skylift, empresa finlandesa que venceu o processo licitatório. O investimento é resultado de uma parceria de órgãos dos governos Federal e Estadual, e busca dar melhorares condições de trabalho dos bombeiros.

003.jpg

Nosso Governo está preocupado com o reequipamento de toda a estrutura, não somente do Corpo de Bombeiros, mas de todos os órgãos, e este é só o começo”, destacou Piana.

“A viatura é a manifestação física de todo um processo. Somos um estado que olha para o futuro, que observa as necessidades da comunidade e que, em um esforço combinado, alinhado às estratégias. Desde a Secretaria de Segurança até a unidade operacional da PM e do Bombeiro Militar, todos os profissionais estão imbuídos em apresentar o melhor para a sociedade paranaense”, afirmou o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos.

HOMENAGENS - No evento, também foram entregues as medalhas “Carlos Cavalcanti de Albuquerque”, que é a maior honraria da instituição; a “Mérito Operações de Busca e Salvamento”; a “Mérito do Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma em Emergências do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná”; e a “Policial Militar de Ouro”.

001.jpg

“A medalha outorgada ao Secretário de Saúde, Beto Preto, por exemplo, representa o apoio dos servidores da saúde ao serviço de atendimento pré-hospitalar prestado em auxílio ao Corpo de Bombeiros; é um reconhecimento que nós prestamos a esse grande parceiro”, declarou o comandante dos Bombeiros, coronel Samuel Prestes.

O coronel Prestes também lembrou de todos os bombeiros militares que se dedicam diariamente em prol da comunidade. “São bravos profissionais, que não tem dia e nem hora para atuar, o objetivo é sempre salvar vidas, é por elas o nosso maior sacrifício.”

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento o Vice-Governador do Estado, Darci Piana; o Secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o deputado Tercílio Turini; o Secretário da Saúde, Beto Preto; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes,  além de outras autoridades civis e militares, oficiais e praças da corporação, convidados e a comunidade.

Fonte: Comunicação Social PMPR