Instrução de Produtos Perigosos no Litoral 27/09/2019 - 16:57

Nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro de 2019, os cadetes bombeiros do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê assistiram instruções de Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos, ministradas pelo 1º Ten. QOBM Thyago, auxiliado pelo Cb. QPM 2-0 Adriano, ambos do 8º Grupamento de Bombeiros.

As aulas foram ministradas no quartel bombeiro de Santa Terezinha, localizado em Pontal do Paraná. De caráter eminentemente prático, as aulas habilitaram os futuros oficiais a identificar produtos perigosos, empregar técnicas ofensivas e defensivas para atendimento de ocorrências e gestão no Sistema e Controle de Incidentes envolvendo produtos nocivos a vida, propriedade ou meio ambiente.

A localização das instruções favorecerem a visita às instalações do porto de Paranaguá, um dos maiores portos do território nacional que recebe diariamente toneladas de produtos configurados como perigosos por conta de sua toxicidade, capacidade de reação violenta com outros produtos ou inflamáveis em condições específicas, onde os cadetes puderam identificar a gerência da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) na prestação de serviço de fiscalização e contenção dessas substâncias.

As instruções somadas a visita técnica contribuem uma parcela significativa a formação do futuro oficial do Corpo de Bombeiros, visto a complexidade e relevância desse tema em todo Estado.