1° Subgrupamento de Bombeiros Indepedente - Ivaiporã

Brasão do 1° Subgrupamento de Bombeiros Indepedente - Ivaiporã

O 1° Subgrupamento de Bombeiros Indepedente é a unidade responsável pela região de Ivaiporã.

1º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS INDEPENDENTE - IVAIPORÃ
Rod. Celso Fumio Makita, 135 - Centro
CEP 86870-000 - Ivaiporã - PR - MAPA
Fone: (43) 3472-0810

Área de Atuação
Área de atuação do 1º SGBI

Notícias do 1º SGBI Ivaiporã

Histórico

Logo após o incêndio que atingiu as instalações do antigo IBC - Instituto Brasileiro do Café - unidade de Ivaiporã, que foi totalmente destruído em meados do ano de 1990 a comunidade começou a se mobilizar para a criação de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Porém o clamor público para a instalação de uma sede do Corpo de Bombeiros aumentou ainda mais com um incêndio que destruiu totalmente uma residência e danificou as casas vizinhas na região central do município.

Somente no dia 10 de dezembro de 1996, através do art. 04 da Lei 966, foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Ivaiporã o Fundo de Reequipamentos do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), onde através do esforço conjunto da Prefeitura Municipal, Secretaria de Segurança Pública e o Comando do Corpo de Bombeiros, foi inaugurado no dia 02 de julho de 1997, nas antigas dependências do CIRETRAN, a 2ª Seção de Bombeiros de Ivaiporã, subordinada ao 2º Subgrupamento de Bombeiros do 5º Grupamento de Bombeiros - Maringá.

Em 01 de outubro de 2010, o Governador Orlando Pessuti através do Decreto 8477, o Corpo de Bombeiros de Ivaiporã foi elevado ao posto de 1º SGBI – Primeiro Subgrupamento de Bombeiros Independente, ficando agora subordinado diretamente ao Comando do Corpo de Bombeiros.

Atualmente tem como área de atuação os municípios de Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas e São João do Ivaí.

Fonte: Comunicação Social do 1º SGBI.

QUARTEL DO 1ºSGBI

"Por uma vida todo sacrifício é dever"

A missão do 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente é atuar em operações e ocorrências de:

• Prevenção e Combate a Incêndios;
  • Atendimento Pré-Hospitalar;
  • Buscas (aquática e terrestre);
  • Resgate veicular;
  • Salvamentos;
  • Execução de atividades de Defesa Civil;
  • Apoio a outros órgãos;
  • Operações especiais a critério do Comando do Corpo de Bombeiros.

Estrutura

O Comando do 1º SGBI está sediado em Ivaiporã onde está o Quartel Central juntamente com a sede do 1º SB. Tem uma área de 2.050 m² e está localizado na Rodovia Celso Fumio Makita, 135 (acesso secundário de Ivaiporã).

A sede da 2º SB está instalada no município de Manoel Ribas. É um Posto de Bombeiro Comunitário que tem a atuação de Agentes da Defesa Civil para dar apoio as ocorrências da região.

Viaturas e Equipamentos

Auto Bomba Tanque Resgate - ABTR
Viatura utilizada para combate a incêndio e resgate em diversas situações: salvamento em altura, resgate veicular, corte de árvore, dentre outras.

ABTR

Auto Ambulância - AA
Viatura utilizada no atendimento pré-hospitalar para suporte à vítima.

1SGBI AA

Auto Busca e Salvamento - ABS
Viatura utilizada para ações de salvamento, ocorrências de Salvamento Aquático, em Águas Rápidas e de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

1SGBI - ABS

Auto Posto de Comando - APC
Viatura utilizada como posto de comando em Sistema de Comando de Incidentes e transporte de material.

1SGBI - APC

Auto Transporte Pessoal - ATP
Viatura utilizada para deslocamento de militares em caráter administrativo. Inclui também viaturas utilizadas para realização de vistorias.

1SGBI - ATP1

1SGBI - ATP2

1SGBI - ATP3

Embarcação