Avançada SAMU assume lugar da VIR SIATE 5ºGB 23/09/2020 - 09:27

Sede do 5ºGB, 22/09/2020 - Mais conhecida pelo acrônimo VIR SIATE, o Veículo de Intervenção Rápida do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência dá lugar, a partir de hoje (23), a um Suporte Avançado de Vida gerido integralmente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

VIR SIATE era uma viatura do tipo caminhonete do 5º Grupamento de Bombeiros tripulada por um bombeiro militar socorrista condutor juntamente com dois profissionais de saúde do SAMU 192, quais sejam um médico/a e enfermeiro/a. Entretanto, face ao quadro de escassez de recursos humanos motivada por pedidos de reserva, licenças e exclusões a pedido, foi necessário um ajuste entre Instituições a fim de preservar a manutenção integral dos serviços de combate a incêndio e salvamentos prestados pelo Corpo de Bombeiros.

Dessa forma, em comum acordo entre as duas instituições, visando-se manter inalterados os serviços prestados, a Avançada SAMU assume o papel até então da VIR SIATE. Com gestão integral do SAMU Norte Novo, a viatura terá sua composição gráfica alterada do vermelho para o branco, e a tripulação somente é alterada no quesito condutor socorrista: o bombeiro militar dá lugar ao integrante do serviço de saúde.

Apesar da mudança, a viatura permanece baseada no Quartel Central do 5º Grupamento de Bombeiros em Maringá, com manutenção inalterada do suporte avançado de vida à população, sem prejuízo de tempo-resposta e qualidade.