Chuva de granizo causa estragos em Piquirivaí e mobiliza Corpo de Bombeiros 24/05/2021 - 09:14

Quartel Central do 5ºGB (24/05/2021) - No final da tarde de sábado(22), uma forte chuva com precipitação de granizo atingiu a região de Campo Mourão, situação agravada pela forte ventania. No distrito de Piquirivaí (10km de distância sentido Mamborê) caíram pedras de gelo equivalentes a bolas de tênis- veja imagens abaixo- o que gerou maiores estragos e prejuízos para a população. 

O Corpo de Bombeiros de Campo Mourão (pertence ao 5o Grupamento de Bombeiros) foi acionado e se deslocou, rapidamente, até o distrito para realizar a avaliação da situação nesta fase de resposta emergencial. Além disso, o Coordenador Municipal de Defesa Civil da cidade também foi acionado.

Foram dezenas de residências atingidas pelo granizo. Não havia pessoas desabrigadas, nem houve a necessidade de resgate. Contudo, devido aos estragos causados pelo gelo nas residências, lonas foram distribuídas para as famílias atingidas a fim de minimizar mais danos.

Após o término da chuva, foi instalado um ponto de apoio e coordenação na Igreja Central de Piquirivaí. Os habitantes dirigiram-se até o local e realizaram um breve cadastro para controle logístico e de afetados e, em seguida, retiraram as lonas. O processo contou com a colaboração dos agentes locais da Defesa Civil municipal. No total, 400 metros de lonas foram distribuídos. Reforço logístico da sede do 5o Grupamento de Bombeiros (Maringá) foi enviado, totalizando mais uma reserva de 600 metros de lona. 

Oito bombeiros militares foram empenhados para esse atendimento, envolvendo também o acionamento de militares que estavam de folga. A ocorrência foi finalizada em torno das 21h no mesmo dia.

 

Veja mais imagens desse atendimento através do link https://photos.app.goo.gl/QPXXWXUVEM57tree9