Solenidade de Formatura dos Curso de Guarda-Vidas Civil - Costa Extremo Noroeste 12/03/2020 - 14:21

Na data de 11 de março de 2020, na sede do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí, foi realizada a solenidade de Encerramento do Curso de Guarda-Vidas Civil - Costa Extremo Noroeste, Turma 2019/2020.

O curso, que iniciou em 11 de novembro de 2019, finaliza apenas ao término da Operação Verão, que, neste ano, se deu no dia 26 de fevereiro.

O CGVC é composto por duas fases: a primeira fase possui 106 horas-aula de atividades teórico-práticas, contemplando as mais diversas disciplinas, como educação física, salvamento aquático, socorros de urgência, busca aquática, relações públicas e humanas e instruções sobre ocorrências diárias e organização militar. A segunda fase é composta por uma seleção entre os alunos do CGVC e os GVCs já formados, almejando a participação da Operação Verão. Os alunos que concluírem ambas etapas, é considerado apto a exercer as atividades de guarda-vidas civil, com diploma de 316 h/a.

Mais de 75% do efetivo atuante na Operação Verão Costa Extremo Noroeste é composto por guarda-vidas civis e, para tanto, a formação frequente destes voluntário é fundamental para manter os excelentes números estatísticos advindos da prevenção.

Fonte: Comunicação Social do 9º SGBI.