11ª CORPDEC Pato Branco acompanha Plano de Abandono de Escolas Estaduais 29/07/2015 - 11:00

A 11ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Pato Branco acompanhou neste mês vários planos de abandono das Escolas Estaduais do Município.
A execução do plano de abandono compete a cada escola, onde a equipe da brigada escolar, formada por professores e agentes, dentro de suas particularidades, executam o plano de abandono de todo o estabelecimento de ensino.
Todos os alunos, acompanhados de seus professores e os agentes, ao sinal de sinistro, deslocam para o ponto de encontro previamente estabelecido. Os professores fazem a conferência de seus alunos e repassam ao responsável pelo local, e este passa qualquer alteração à equipe de socorro.
Essa atividade tem se tornado rotina nas escolas estaduais desde 2012, quando se iniciaram os treinamentos da equipe de brigada escolar.
A lei determina que ao menos duas vezes ao ano e por turno, seja executada a evacuação completa, cujo objetivo e salvar e preservar vidas, antes que a equipe de socorro chegue ao local, preocupando-se então, com todos a salvo em local seguro, combater ao sinistro.
A realidade de cada escola diverge muito, chegando a situações em que há somente uma entrada/saída, dificultando o abandono caso o local de sinistro seja no caminho a ser seguido como rota de fuga.
O Corpo de Bombeiros tem procurado acompanhar as atividades para que dúvidas sejam sanadas, detalhes lembrados, repassando orientações para que a performance do plano de abandono melhore.
Ressalta-se que na primeira quinzena de agosto, mais uma turma de aproximadamente 80 novos brigadistas serão formados, recebendo orientações praticas de atendimento pré-hospitalar e combate a princípios de incêndio.
Profissionais que cumpriram a etapa EAD, e comporão a equipe de brigada escolar, melhorando ainda mais o trabalho desenvolvido, e incutindo nos estudantes a importância do treinamento, haja visto que a sociedade necessita de pessoas que possam cobrar e cumprir com os requisitos mínimos de segurança.