1ª CORPDEC realiza fiscalização integrada no transporte rodoviário de produtos perigosos 28/07/2016 - 13:49

1ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil participou no último dia 26de uma fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos. Além de fiscalizar, o grande intuito da ação foi orientar os condutores acerca dos riscos e cuidados no Transporte de Produtos Perigosos, e ressaltar a necessidade de manutenção e adequação dos itens de segurança.

A ação ocorreu na rua José Rodrigues Pinheiro, bairro Cidade Industrial de Curitiba, local escolhido pelo grande fluxo de caminhões que saem das rodovias e adentram ao município, transportando os mais variados produtos. Com início às 9 horas, a ação envolveu 13 veículos que transportavam líquidos inflamáveis, gases inflamáveis, produtos oxidantes, corrosivos e substâncias perigosas diversas. Além de conferir a documentação do veículo, do condutor, da habilitação para transporte de produtos perigosos e do certificado do curso de MOPP( Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), foram observadas situações como a condição geral dos veículos, o acondicionamento da carga, a presença dos itens obrigatórios de segurança e o conhecimento dos condutores sobre sua utilização.

Participaram desta fiscalização além de bombeiros militares do 1º Grupamento, efetivo do BPTRAN, COMPDEC de Curitiba, representantes da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná e da Vigilância sanitária municipal – Regional CIC. A 1ª CORPDEC juntamente com o Comando do 1º Grupamentos de Bombeiros agradece e salienta a importância da integração entre diversos órgãos para o sucesso da fiscalização.