2ª Grupamento de Bombeiros realiza instrução de rastreamento de pessoas em busca terrestre 22/01/2018 - 17:30

Na sexta-feira, dia 19 de janeiro de 2018, o 2º Grupamento de Bombeiros recebeu, na cidade de Ponta Grossa, o instrutor Sérgio Oliveira Netto, membro-fundador do Grupo de Resgate em Montanha de Joinville/SC e autor de livros sobre rastreamento humano. Tal assunto se relaciona com a busca terrestre, podendo auxiliar na definição do comportamento e da localização da vítima até que seja efetivado seu resgate.

01

Pela manhã houve uma explanação teórica do tema, e no período da tarde foi ministrada uma instrução prática de rastreamento humano, realizada no quartel do 3º Regimento de Carros de Combate, de forma que um ambiente natural, onde as ocorrências de busca terrestre geralmente acontecem, pudesse ser reproduzido. A instrução contou com a participação de bombeiros militares de todas as frações do 2º GB, de modo que o conhecimento seja transmitido e atinja toda a unidade operacional.

02

Na instrução foram apresentadas técnicas de coleta de informações, através de vestígios deixados em ambiente natural (como pegadas e marcas em árvores), que podem ajudar na formação de um perfil da vítima e na orientação de operações de busca e salvamento de pessoas perdidas em áreas remotas, tornando o processo de procura muito mais eficaz.

03

Durante o ano de 2017, apenas na região do 2º GB, foram atendidas 51 ocorrências de busca, o que mostra a necessidade de constante aprendizado da tropa para corresponder à demanda de forma eficiente e profissional. Neste sentido, a instrução contribuiu para o aperfeiçoamento das operações de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros, trazendo à tona técnicas essenciais, por muitas vezes desconhecidas, para o aprimoramento do atendimento à população paranaense.

04

Fonte: Comunicação Social do 2º GB.