2ºSGBI - Visita Técnica na empresa WPA 25/10/2013 - 14:50

Considerando a necessidade de instrução e constante aprimoramento das guarnições de Bombeiros Militares, visando a melhoria contínua na capacidade técnica e profissional e consequente melhoria da qualidade do atendimento das ocorrências e nos serviços prestados a comunidade, na Semana Nacional de Defesa Civil o efetivo operacional e administrativo do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente visitou na tarde de ontem a Indústria WPA localizada na cidade de Pato Branco-PR.

Considerando que a WPA representa um risco potencial e um tanto quanto peculiar, com peculiaridades importantes a serem consideradas em um possível incidente. A WPA faz a descontaminação do o Óleo Ascarel - O Ascarel é o nome comercial um óleo resultante de uma mistura de hidrocarbonetos derivados de petróleo, contendo Alocloro 124, uma bifenila policlorada (PCB). Trata-se de uma substância tóxica persistente, cujo uso deve ser abolido, nos termos da Convenção de Estocolmo, em razão dos danos que pode causar à vida humana e ao maio ambiente.

O Ascarel é utilizado como isolante em equipamentos elétricos, sobretudo transformadores. A instalação de novos aparelhos que utilizem Ascarel foi proibida no Brasil em 1981, mas ainda existem muitos equipamentos abandonados contendo esse produto, notadamente em subestações e em edifícios industriais.

O maior risco é o de vazamento, quando do desmonte desses equipamentos para venda como sucata. Um eventual vazamento pode causar sérios danos ambientais, incluindo não só a contaminação do solo mas também das águas, em especial, dos lençóis freáticos. Para que haja a descontaminação do produto a Empresa utiliza o Sódio metálico metal Pirofórico que reage de forma violenta quando em contato com a água.

Visitas como estas são de suma importância para o efetivo do Corpo de Bombeiros, para um melhor conhecimento da estrutura da empresa, quantidade de funcionários, quais materiais são manuseados e as peculiaridades dos mesmos, para que se possa desenvolver um gerenciamento de riscos em possíveis atendimentos.