3º GB - EXPOSIÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS NA ExpoLondrina 16/04/2012 - 11:30

A ExpoLondrina deste ano recebeu uma novidade de 100 anos. No ano do centenário do Corpo de Bombeiros do Paraná, o público que teve a oportunidade de passar no Parque Ney Braga e visitar a Expo Londrina 2012 se deparou com a primeira viatura do Corpo de Bombeiros do Paraná utilizada em 1912. A viatura é um Auto Bomba Merryweather Inglês, a viatura nº 01 do Corpo de Bombeiros do Paraná. Com todo charme e características da época o veículo de combate a incêndio tem chamado muita atenção de todo público, jovens e adultos, e também fez o maior sucesso com as crianças.

As rodas são de madeira e os pneus maciços. A direção não é hidráulica e a transmissão da tração é por correntes. O veículo ainda roda e no lugar da sirene, um sino entoa o alerta de passagem dos bombeiros.

A viatura faz parte do acervo histórico do Corpo de Bombeiros e fica exposta o ano todo no quartel do Comando do Corpo de Bombeiros (CCB) em Curitiba. Quando o Corpo de Bombeiros foi fundado em Março de 1912, foi uma das primeiras viaturas de combate a incêndio que as guarnições da época utilizaram. Desde que saiu de circulação, foi mantida pela instituição, passando por reformas e processos de restauração e hoje somente é utilizada para exposição e desfiles.

O veículo de Combate a incêndio ficou exposto no estande do Corpo de Bombeiros do dia 05 a 15 de abril, data de encerramento da Expo Londrina onde também foram distribuídos panfletos informativos sobre prevenção de acidentes, painel para fotografias e miniaturas de viaturas Auto Ambulâncias do Corpo de Bombeiros para as crianças montarem.