5°GB se despede do Sargento Jelbe que foi para a reserva 26/03/2021 - 14:51

Quartel Central do 5ºGB, 26/03/2021 - Hoje (26), o comando do 5° Grupamento de Bombeiros realizou a entrega de uma lembrança para o Sargento Jelbe, que completou 35 anos dedicados ao trabalho militar. A reunião foi restrita devido ao cenário atual, causado pela pandemia do novo coronavírus, e contou apenas com a presença do Comandante, Tenente-Coronel Adriano Barbosa, do Subcomandante, Major Regis e familiares próximos do bombeiro.

 

Além do simbólico machado, o bombeiro recebeu, das mãos do comandante, um documento que formaliza um elogio individual feito em reconhecimento à sua dedicação e esforço ao honrar a profissão. O documento busca traduzir em palavras a gratidão dos bombeiros para com o Sargento Jelbe, “atendendo com extremo desprendimento e profissionalismo a incontáveis ocorrências com a coragem e denodo próprios daqueles cuja formação fora forjada no calor do fogo e das agruras exigidas na vida profissional bombeiro militar”. 


 

Jelbe Pereira de Souza 

 

Jelbe ingressou na corporação em abril de 1988. No ano seguinte, o então soldado recebeu seu primeiro elogio individual, publicado no Boletim Geral Interno n°101 de 1989, para parabenizá-lo quanto à sua admirável atuação durante o serviço, “proporcionando ótimo exemplo aos companheiros de farda”.

 

Já em 1996, o militar foi homologado como socorrista do 1° Curso de Socorristas do 5°GB. Em reconhecimento ao excelente trabalho exercido, em 2006, Jelbe foi condecorado com a Medalha de Menção Honrosa do Mérito Pessoal, concedida àqueles que se destacaram no desempenho da função e, em 2018, com a Medalha Mérito do Atendimento Pré- Hospitalar ao Trauma em Emergência do Corpo de Bombeiros do Paraná.  Em 2020, tornou-se 2° Sargento. 

 

Homenagem remota

 

Comumente, haveria uma solenidade, com a presença do efetivo e muitas homenagens para agradecer o Sargento Jelbe por seus feitos, mas, diante do período de pandemia que vivemos, o 5°GB não pôde comemorar essa passagem para a reserva como gostaríamos. Porém nossos bombeiros militares não deixaram-o ir embora sem fazer um discurso de despedida. 

 

Por volta das 11h, todos os bombeiros de serviço ligaram os rádios, aparelhos utilizados para uma comunicação rápida entre o efetivo, e escutaram as palavras de Jelbe em agradecimento aos amigos de farda. 

 

Posteriormente, cada posto, representado por um bombeiro, expressou seu agradecimento e desejou sorte para o novo veterano. 

 

Agora, o 2° Sargento irá aproveitar seu merecido descanso. Após anos empenhado em prestar excelentes trabalhos para à comunidade, o Jelbe construiu sua história em nosso grupamento e marcou cada um dos seus companheiros de serviço. 

 

Sargento, o grupamento deseja imensa sorte nessa nova etapa de sua vida, mas saiba que sentiremos falta da sua presença e seus ensinamentos. Você, além de inspirar demais profissionais, muito somou à corporação. 

 

Veja imagens dessa despedida através do link: https://photos.app.goo.gl/qw6vbLP1XYpbePYd8