5°SGBI realiza festa Julina
11/07/2012 - 08:00

Neste sábado, dia 7, o 5° Subgrupamento de bombeiros – Guarapuava (5º SGBI) realizou a sua 2° festa Julina. Participaram do evento o efetivo de bombeiros militares e familiares, o que reuniu aproximadamente 200 pessoas.

Durante a festa foram realizadas apresentações de quadrilhas, atrações musicais, além dos entretenimentos, como a pescaria, a cama elástica, a piscina de bolinhas, o tobogã, brinquedos infláveis e o sorteio de brindes.

O mês de junho, em todo o Brasil, é marcado por uma festividade que reúne dança, música, comidas, trajes e decoração típicas. Trata-se da festa Junina, que tradicionalmente tem início no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio, passa pelo dia de São João, ponto alto da festividade, e encerra no dia 29, dia de São Pedro. Durante a comemoração, quadrilhas, forrós, fogueiras, leilões, bingos, brincadeiras e os chamados casamentos caipiras animam crianças e adultos que se vestem como camponeses e entram no clima para dançar, cantar e se divertir. De origem europeia, a festa Junina chegou ao Brasil por intermédio dos colonizadores e, por esse motivo, apresenta diversas características culturais de diferentes países.

Essas festividades, que podem durar até o início do mês de julho, fazem parte da cultura brasileira e além de divertirem e alegrarem os frequentadores, servem de confraternização entre pessoas.