5ºGB alerta para golpe  25/01/2021 - 09:24

Quartel Central do 5ºGB, 25/01/2021 - Chegou ao conhecimento do 5°Grupamento, através de denúncia, a aplicação de um golpe envolvendo a instituição do Corpo de Bombeiros. É enviado para cidadãos responsáveis por estabelecimentos comerciais um e-mail informando falsas pendências no cadastro da empresa, requisitando documentação para a regularização junto ao Corpo de Bombeiros, sob pena de multa e suspensão do CNPJ.

No material, os golpistas buscam validar seus argumentos citando duas instituições: Secretaria Municipal de Bombeiros e DIR EDUC - DIRETORIA REGIONAL DE BOMBEIROS. Entretanto, o 5º Grupamento de Bombeiros esclarece que estas instituições são inexistentes. Além disso, o Corpo de Bombeiros é uma organização militar estadual, não possuindo denominações municipais.

Possivelmente, o passo seguinte desta fraude envolve o acesso a documentos com potenciais riscos financeiros. Portanto, preste atenção às nossas orientações abaixo.

COMO FUNCIONA O PROCESSO OFICIAL?

Quaisquer solicitações relacionadas ao setor de Prevenção contra Incêndio, Pânico e Desastre (análises, vistorias, entre outros temas análogos) do Corpo de Bombeiros em todo o Estado do Paraná, são feitas pelo interessado através do site oficial do Corpo de Bombeiros Paraná (clique aqui). O andamento da solicitação, que novamente frisamos, é feita pelo interessado, pode ser acompanhada na plataforma.

O Corpo de Bombeiros Militar não estabelece contato para informar pendências, pois cabe exclusivamente ao interessado o controle. E-mails serão enviados apenas em resposta ao andamento de protocolos iniciados pelo interessado, e sempre oriundos dos domínios @bm.pr.gov.br ou @pm.pr.gov.br. Por isso, preste atenção no endereço do remetente. Não seja enganado.

Informamos ainda que jamais solicitamos pagamentos ou realizamos o envio de boletos e guias de recolhimento por correio eletrônico.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco através do número (44) 3218-6150 que está disponível de segunda a sexta, das 08h até 18h.